O inverno brasileiro começou nesta quinta-feira, às 7h07. Mas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os primeiros dias não terão grandes alterações de temperatura em relação ao outono. Entre as características da nova estação, que vai até setembro, está a variação térmica.
O serviço de meteorologia da Cemig diz que o inverno de 2018 terá pouca influência dos fenômenos El Niño e La Niña, e as temperaturas devem ficar acima da média em quase todo o estado.
De acordo com o meteorologista Heriberto dos Reis, do instituto TempoClima PUC Minas, as temperaturas deste inverno devem ficar dentro da normalidade.
As temperaturas não devem bater recorde nesse inverno, mas os amantes do frio não precisam desanimar. O meteorologista conta que isso não quer dizer que o tempo não vá esfriar.
“Quando as massas de ar frio estiverem atuando, o normal é esfriar mesmo, não tem como dizer que não vai fazer, mas não deve ser tão rigoroso”.
Ele conta que no ano passado, os termômetros chegaram a marcar uma mínima de 6 graus. Nesse ano, ele conta que é possível que chegue de 8 a 10 graus.
Nem tão frio, mas não tão quente.
No Sul de Minas Gerais, hoje o dia é de céu claro a parcialmente nublado, com registro de névoa úmida pela manhã. Em Monte Verde, a temperatura mínima foi de 5,4 graus. O Norte do estado deve ter a temperatura mais alta à tarde, com 32 graus. Em todo estado de Minas Gerais, a previsão é de tempo estável.