Estudantes da Unifal fazem 'pedágio' para ajudar colega com tumor raro, em Varginha

Marcos Mateus Fábio tem 24 anos e tenta arrecadar dinheiro para fazer tratamento nos Estados Unidos.


Estudantes do campus avançado da Universidade de Alfenas (Unifal) em Varginha (MG) fizeram nesta quarta-feira (9) um pedágio no Centro da cidade para ajudar um dos alunos que há seis anos enfrenta uma doença rara no cérebro. A esperança para a cura é um tratamento realizados nos Estados Unidos.

O motivo da iniciativa é Marcos Mateus Fábio, que, aos 24 anos, tenta levar uma vida como a de qualquer outro estudante universitário. Morando sozinho, é ele quem cuida de tudo dentro de casa.

Mas a rotina não tem sido fácil. Quando começou o curso de economia, ainda no primeiro semestre, descobriu um tumor cerebral. No relatório, o médico alerta sobre as possíveis consequências da doença: diabetes, hipertensão, dores nas articulações e até cegueira.

"Eu tinha muita dor de cabeça e essa dor de cabeça nunca passava e eles nunca descobriam o que era essa dor de cabeça, até que um dia resolveram fazer alguns exames e viram que tinha um espaço no cérebro que estava aumentado e através disso eles começaram a investir e descobriram que era um tumor que estava crescendo", disse o estudante.

O estudante já fez duas cirurgias e a evolução do tumor está controlada. Além disso, ele depende de ampolas de um remédio que custa R$ 15 mil por mês e é entregue pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

"Meu sonho hoje é parar de tomar o monte de remédio que eu tomo"


Em fevereiro deste ano, ele deu um passo a mais na busca pela cura. Sem muitas opções no Brasil, ele descobriu nos Estados Unidos um tratamento mais eficaz. Marcos já até conseguiu marcar a primeira consulta para o dia 3 de julho, na Califórnia, mas como ainda falta o dinheiro, amigos e vizinhos se juntaram para ajudar.

"Por isso que a gente está se esforçando tanto, porque a gente nunca ia imaginar que uma coisa tão rara ia estar perto da gente, com uma pessoa tão carinhosa e amiga nossa como o Marcos", disse a estudante Giordana Lopes.

Para essa primeira fase do tratamento, Marcos calcula que vai gastar cerca de R$ 50 mil. Isso só para a viagem e para as consultas. Com a ida se aproximando, os amigos decidiram trazer a campanha do marcos para as ruas.

A ação já começou a dar resultados e, de pouco em pouco, o dinheiro vai aumentando. Assim como a gratidão e otimismo de quem tem na união o primeiro passo para a cura.

"Minha família e meus amigos batalhando para que eu fique bem é sem palavras, não tenho o que falar", disse o estudante.


Fonte: G1 Sul de Minas