Um dos pacientes com suspeita de febre amarela tinha 67 anos e era de Conceição dos Ouros (MG). Ele estava internado em estado grave no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre.
A morte foi registrada na noite desta terça. O material foi coletado para exames e a sorologia com o resultado deve ser entregue até sexta-feira (26).
A outra morte desta terça-feira foi registrada durante à tarde, na Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paula, em Campo Belo (MG). O paciente, um homem de 27 anos, era morador da zona rural de Aguanil (MG).
Ele estava internado desde o dia 21. O material para exames foi recolhido e enviado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Mais casos suspeitos
No Hospital Escola de Itajubá (MG), a morte de mais um morador de Conceição dos Ouros é investigada. Segundo informações da Superintendência Regional de Saúde, a vítima foi um homem de 45 anos, que estava internado desde o último domingo (21).
No Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, um homem estava internado, mas já recebeu alta. Ele aguarda o resultado dos exames.
Nesta quarta-feira (24), pelo menos três pessoas estão internadas na enfermaria, todos com suspeita de febre amarela. Os pacientes internados são das cidades de Estiva, São Sebastião da Bela Vista e Natércia.
Já os casos da Superintendência de Pouso Alegre que estavam internados em Cambuí e Extrema receberam alta nesta terça-feira. Todos ainda recebem acompanhamento.
Uma mulher de 28 anos está internada no Hospital Santa Lúcia, em Poços de Caldas (MG). Ela está em observação desde sexta-feira. A paciente é de São Paulo e passa férias no Sul de Minas.
Casos de São Tomé das Letras
A Prefeitura de São Tomé das Letras confirmou na tarde desta terça-feira (23) a morte por febre amarela de um turista de São Paulo que visitava o município. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a vítima visitou a cidade e depois foi internada no Hospital São Sebastião, em Três Corações (MG). O homem morreu no dia 17 de janeiro.
Ainda conforme a Secretaria, o primeiro exame não apontou pra doença, mas um segundo teste sim. O caso, no entanto, ainda não foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde.
Outro caso de morador da cidade é de um homem de 36 anos que esta internado em Três Corações, no Hospital São Sebastião. Segundo o hospital, a princípio, ele está fora de perigo.
Caso confirmado
O caso confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais como morte por febre amarela foi de um morador de Poço Fundo(MG).
A vítima é um homem de 88 anos, que havia viajado antes do Natal para Mato Grosso e, em seguida, para Mairiporã (SP). Ele voltou para Poço Fundo no dia 4 de janeiro, quando começou a apresentar febre alta e morreu ao retornar a Mairiporã.
Febre amarela confirmada em macacos
Além da morte do morador de Ouro Fino, o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira também confirmou que dois macacos morreram por febre amarela em Gonçalves (MG) e Extrema (MG) nos meses de agosto e novembro.
A presença em macacos é um indicador de que o vírus esteja circulando em determinadas áreas. No entanto, o macaco também é vítima da febre amarela e não causador da doença.
Febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Nas cidades é transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
Fonte: G1 Sul de Minas