Hospitais do Sul de Minas têm quatro internados por suspeita de febre amarela

Três pacientes estão internados em Pouso Alegre e um em Poços de Caldas; uma morte já foi confirmada e outras quatro estão em investigação.






Pelo menos quatro pessoas estão internadas em hospitais do Sul de Minas com suspeita de febre amarela. Três delas estão em Pouso Alegre (MG) e uma mulher em Poços de Caldas (MG). Segundo a Superintendência Regional de Saúde, em um dos casos, é investigado o efeito adverso da vacina contra a febre amarela. O homem teria tido complicações depois de tomar a dose, mas isso ainda não foi confirmado.


Os pacientes internados no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, são de Natércia (MG), São Sebastião da Bela Vista (MG) e Conceição dos Ouros (MG).

Em Poços de Caldas (MG), uma turista de São Paulo está internada em um hospital da cidade também com suspeita da doença. Ela chegou a ficar no CTI, mas apresentou melhora no quadro de saúde e já está no quarto. Já um morador de São Tomé das Letras (MG) que estava internado em Três Corações (MG), recebeu alta no fim de semana.

Mortes investigadas

Por enquanto, apenas um caso de morte por febre amarela foi confirmado no Sul de Minas. Trata-se de um idoso de 88 anos, morador de Poço Fundo (MG), que morreu em um hospital de Mairiporã (SP), onde a família dele mora.

Outras quatro mortes ainda são investigadas: um morador de Aguanil, que ficou internado em Campo Belo; um turista de São Paulo que ficou internado em Três Corações e dois moradores de Conceição dos Ouros que ficaram internados em Pouso Alegre e Itajubá.


Febre amarela


A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Nas cidades é transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti.


Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.


Fonte: G1 Sul de Minas