Tabela de pagamento do IPVA 2018 foi divulgada nesta segunda-feira



A Secretaria da Fazenda informa que não envia emails com guias de cobrança. O contribuinte deve ficar atento para não cair em golpes



A Secretaria da Fazenda de Minas Gerais divulgou na manhã desta segunda-feira (04) a escala do pagamento do IPVA de 2018.

Os valores terão uma redução média de 2,98% em relação ao que foi pago em 2017. Os proprietários de veículo começam a efetuar os pagamentos no próximo dia 10 de janeiro.

Segundo a Secretaria da Fazenda o valor emitido do IPVA para 2018 é de 5,12 bilhões. São 9,7 milhões de veículos emplacados até 20 de outubro deste ano.

Como nos anos anteriores, quem pagar à vista tem 3% de desconto. A tabela está disponível no site diarioeletronico.fazenda.mg.gov.br. A multa para quem se atrasar é de 0,3% até o 30º dia. Após esse período, o acréscimo será de 20% até que o contribuinte pague.

O contribuinte pode consultar o valor do pagamento relativo ao seu veículo no site www.fazenda.mg.gov.br usando o número do Renavam. A consulta também pode ser feita por telefone, no número 155, ou pelo aplicativo IPVA-MG. Atenção, a Secretaria da Fazenda não envia emails com guias de cobrança. O contribuinte deve ficar atento para não cair em golpes, muito comuns nessa época.

De acordo com o subsecretário da Receita Estadual, João Alberto Vizzotto, a queda na base de cálculo do IPVA se deve à desvalorização natural de grande parte dos veículos registrados em Minas Gerais, que são usados. “Isso não significa que teremos uma arrecadação menor, porque, para compensar essa desvalorização você tem a entrada de veículos novos ou adquiridos de outro estado que não estavam na base anterior”, avalia.

A Secretaria da Fazenda informa que não envia emails com guias de cobrança. O contribuinte deve ficar atento para não cair em golpes, muito comuns nessa época.