Virada Varginha apresenta maratona de filmes na sexta (3)

 

Os amantes de cinema estão com uma programação de encher os olhos durante a Virada Varginha. Em quatro dias de evento, não irão faltar opções de filmes, documentários e animações que vão ajudar a enriquecer a cultura. A sala de cinema da Praça PEC, na zona norte de Varginha, localizada no bairro Jardim Estrela, vai apresentar maratona de filmes desde o segundo dia (quinta-feira) do festival. Até domingo, serão 12 horas de programação diária, entre meio-dia e meia-noite, oferecida pelas plataformas Programadora Brasil, Ecofalante e VIDEOCAMP.

O Hotel Fênix, na zona sul, a partir das 15h, vai apresentar filmes e documentários sobre ufologia. Entre os assuntos, estão o Caso ET de Varginha, a manipulação norte-americana frente aos OVNIs e o relato de um abduzido. Depois da apresentação, haverá um debate que será mediado por João Marcelo, ufólogo e curador da mostra.

O Teatro Capitólio, na área central de Varginha, a partir das 9h vai apresentar exposições de pintura, desenhos, artesanato e cafecatura (caricatura com tinta à base de café). Música ao vivo e literatura também fazem parte da programação no local, com a oferta de uma oficina de Haicai (poemas curtos de origem japonesa) e contação de histórias. Entre 14h e 22h, o teatro vai apresentar bandas de Varginha e região, com músicas clássicas, nacionais e canções autorais.

A música também vai se espalhar em vários pontos da área central. A Concha Acústica vai agrupar outras bandas, com apresentação eclética, a partir das 16h. No mesmo horário, na Praça do ET, haverá oficina prática de calistenia e parkour (atividades esportivas) e a partir das 18h, o encontro mensal de carros antigos promovido pela AVVA.

Além dessas ações, outras terão continuidade, como o ecoponto do GF Supermercados, com o recebimento de recicláveis, que serão trocados por brindes (hortifrútis). Além de tirar dúvidas sobre resíduos. No Shopping, das 10h às 13h, três palestrantes vão compartilhar suas visões sobre Saúde Única e qualidade de vida na cidade. Na Fundação Aprender, a partir das 14h, workshop sobre a construção de casinhas para cães elaboradas com caixinhas Tetra Pak. Já na Praça do Skate, no entorno da rodoviária, às 13h, vai rolar mais uma das eliminatórias da Batalha de MC’s

A Virada Varginha será realizada entre os dias 1º e 5 de novembro e a programação completa pode ser conferida no site www.viradavarginha.com.br. O evento é uma realização da Muda de Ideia, Coletivo Rede Varginha e Fórum Varginha 2050, e tem a coprodução da Sakey Comunicação. Conta com o apoio governamental da Prefeitura de Varginha e da Câmara Municipal de Varginha. Patrocínio do GF Supermercados, Cemig e Copasa. Apoio do Via Café Garden Shopping, Grupo Pedreira Santo Antônio, Café Três Corações e Grupo Unis.

Por Eliana Sonja