Estudante do Sul de Minas é a representante mineira no projeto Jovens Senadores







A representante de Minas Gerais entre os jovens senadores é Elienaira Adriele dos Reis, da Escola Estadual Clóvis Salgado, de São Sebastião do Paraíso. Sua redação intitulada “Para poder voar”, sob a orientação da professora Neuzimar Pereira Amorim de Paula, foi a escolhida para comissão julgadora do concurso entre os concorrentes de escolas mineiras participantes.


Os 27 participantes da 7ª edição do Projeto Jovem Senador tomaram posse nesta terça-feira (28) no Plenário do Senado. Os alunos cursam o ensino médio de escolas públicas, e cada um representa uma unidade da federação.
A tarefa de conduzir os trabalhos ficará a cargo de Bruna Neri Cardoso Brandão, de Brasília. Ela, que estuda no Colégio Militar Dom Pedro II, foi a primeira colocada no concurso de redação. A vice-presidente será Sarah Evellyn Oliveira Borges, do Acre; o primeiro-secretário, Darlan Paulino da Silva, de Roraima; e o segundo, Victor Matheus de Campos Leite Neves, do Mato Grosso.


Atividades

Ao longo da semana, estão previstas atividades para os jovens senadores, incluindo a discussão e votação de sugestões legislativas. Desde 2011, os participantes do projeto já apresentaram 45 sugestões de lei encaminhadas à análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), das quais 37 transformaram-se em projetos de lei com tramitação nas duas casas do Congresso Nacional.

O projeto Jovem Senador é voltado para a educação política dos jovens e conta com a parceria do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Também apoiam a iniciativa as secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. A lista completa dos alunos vencedores do Jovem Senador 2017 está no site do projeto.
O Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília.

Entre os 27 alunos selecionados, a comissão julgadora do Jovem Senador 2017 escolheu os três melhores textos do país. Nesta edição, foram apresentadas ao projeto 153.955 redações em todo o país, um aumento de 35% em comparação com a Edição de 2016. A lista dos 27 jovens senadores vencedores está disponível no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

O grupo foi composto por um representante do Ministério da Educação - MEC, Vanessa Cristini da Silva Matos; um do Conselho Nacional dos Secretários de Educação – Consed, Kelly Cristina de Almeida Moreira; e pelos servidores do Senado Federal: Dario Alberto de Andrade Filho, pela Consultoria Legislativa; Ana Carolina Dias Sarres de Fernández Y Alcázar, da Secretaria-Geral da Mesa; Daniel Pandino Werneck, pela Secretaria de Comunicação Social.


Jovens Senadores de 2017

O primeiro lugar ficou com a aluna Bruna Neri Cardoso Brandão, do Colégio Militar Dom Pedro II, de Brasília, Distrito Federal, com a redação “Intolerância: barreira para a igualdade de gênero”. Em segundo lugar, foi escolhido o aluno Silmark de Araújo Alencar, da cidade de Dom Pedro, no Maranhão, do Centro de Ensino Ana Isabel Tavares, com a redação “Brasil: intolerância miscigenada”. O terceiro lugar na etapa nacional ficou com a aluna Raissa de Souza Reis, da Escola Estadual Ernesto Pena Fort, de Manaus, Amazonas, com a redação “Brasil: superar a intolerância para seguir em frente”.

Em 2017, o Jovem Senador mobilizou mais de 323.755 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos, um aumento de 14% em relação à edição anterior. Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem à Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica na capital, incluindo um curso de formação. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 10.033 professores orientadores, um crescimento de 53% em relação à Edição de 2016.

Os primeiros colocados nacionais foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal. A lista de todos os alunos classificados em segundo e terceiro lugares nos Estados e no DF também está disponível no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

Os jovens senadores estarão em Brasília de 27/11 a 02/12 e a cerimônia de posse ocorrerá no dia 28 de novembro no Plenário do Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado.






Com informações do Senado Federal