Esportistas de vários pontos do país se reúnem até domingo para desbravar cânions e as águas de Baependi (MG).
Esportistas de vários pontos do país se reúnem neste final de semana para desbravar os cânions e as águas de Baependi (MG) por meio do canionismo, uma espécie de esporte anfíbio em que os praticantes exploram o leito de um rio ou cânion. As trilhas podem acontecer em leitos abertos ou fechados por paredes rochosas, o que aumenta a dificuldade da trilha percorrida.
- A gente caminha no leito do rio e aonde tem cachoeira e obstáculos a gente transpõe isso com a utilização de cordas - explica o coordenador do evento, Bruno Dias.
O esporte surgiu na França no século XIX e chegou ao Brasil no final dos anos 1980. O Encontro Brasileiro de Canionismo, que está na sua 15ª edição, começou na última quinta-feira (2) e acontece até o próximo domingo (5) e deve percorrer vários pontos da zona rural de Baependi.
Os esportistas vão participar de oficinas e de prática de campo passando pelos cânions e pelo leito dos rios que passam pela região. Em cerca de 7 horas de caminhada, eles devem percorrer até 3 quilômetros em grupos que variam de seis a 12 pessoas.
- Nós vamos sair pelo Cânion do Juju, um dos principais aqui na região, passando pela nascente do Rio Piracicaba. A gente entra na nascente do rio, no ponto mais alto e vamos seguindo os obstáculos do rio até ele desembocar - diz Bruno.
Além da prática do esporte em si, os participantes vão discutir a importância da preservação do meio ambiente, especialmente na região onde eles irão percorrer durante o evento.
Fonte: G1 Sul de Minas