Brasil sofre uma tentativa de golpe a cada 16 segundos
Dados divulgados nesta semana pela Serasa Experian mostram que o Brasil sofre uma tentativa de fraude a cada 16 segundos. O levantamento, que considera todos os tipos de golpe, incluindo, por exemplo, a clonagem de cartões ou o uso de identidades falsas, mostra que houve um crescimento de 10,7% em relação ao ano passado. Entre janeiro e setembro deste ano foram registradas 1,4 milhão de tentativas.
Para especialistas, o crescimento no número de golpes acontece como um reflexo da melhora na economia e no mercado de trabalho. As notícias boas podem ter incentivado criminosos a agirem.
Setores mais visados
As fraudes mais populares no Brasil são as do setor de telefonia, com mais de 560 mil tentativas, 38,3% do total. Nesses casos, são comuns a compra de dispositivos e a abertura de contas pós-pagas de celulares.
Especialistas em segurança explicam que esse tipo de crime funciona como uma porta de entrada para outros, porque as contas de celular servem como comprovante de residência que pode ser utilizado na abertura de contas e, portanto, a cartões, cheques e empréstimos. A segunda posição aparece no setor de serviços, com 30,6% do total de golpes, cerca de 451,7 mil tentativas, seguida pelo financeiro, com 23,4% dos casos, cerca de 346,3 mil tentativas.
Tipos de golpe
O Serasa aponta que os golpes mais populares são a compra de celulares com documentos roubados ou falsos, a emissão de cartões com outras identidades, a compra de eletrônicos pela internet e a abertura de empresas utilizando dados falsos.
Fonte: Yahoo Notícias