Desde sexta-feira, moradores do bairro dos Lemes, na zona rural de Cabo Verde (MG) ficaram sem luz. Muitos dependem de um poço artesiano que funciona com a ajuda de energia elétrica e, portanto, também ficaram sem água.
Outro caso de queda do serviço na sexta-feira foi na zona rural de Serrania, onde pelo menos cinco propriedades ficaram sem luz. Produtores rurais perderam toda a produção de leite que estava refrigerada. Em um dos sítios, o prejuízo foi de 450 litros de leite. Neste caso, a interrupção de energia foi por um galho que caiu na rede elétrica. A situação voltou ao normal por volta de meio-dia deste domingo (1º).
Também teve problemas em Passa Quatro, no bairro Pinheirinhos, onde uma árvore também caiu sobre a rede. A energia foi cortada às 14h de sábado e não voltou até o início da noite de domingo.
Em Perdões, moradores de pelo menos três bairros ficaram mais de 24 horas sem energia. Na cidade, o corte de energia foi parar na delegacia, com a queixa de moradores dos bairros Nossa Senhora das Graças, Jardim Nova Esperança e João XXIII.
Em Guaranésia, moradores seguem sem energia desde sábado. Alguns tentaram contato com a Cemig e foram informados que o atendimento só será feito na segunda-feira (2).
Moradores de Boa Esperança também estão no escuro desde sábado. A falta de energia atingiu sete propriedades rurais na Comunidade dos Moreiras. Os produtores rurais alegam não ter conseguido contato com a Cemig.
Em Cristina, o problema foi no Centro da cidade. A queda foi registrada na manhã de sábado e durou até o final da tarde de domingo. Em Dom Viçoso, a interrupção chegou a 48 horas.
Resposta da Cemig
Por meio de nota, a Cemig afirmou que a chuva intensa que atingiu o Sul de Minas na noite de sexta-feira foi responsável pelas quedas de energia.
A empresa também disse que a maior parte das ocorrências foi causada por descargas elétricas e objetos que atingiram a rede elétrica, como estruturas metálicas e árvores. A Cemig afirmou que as equipes de plantão trabalharam para resolver as denúncias que chegaram ao longo do final de semana.
Fonte: G1 Sul de Minas