Cemig teve problemas na região do Sul de Minas com a volta da chuva



A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) informou, através de nota a imprensa, que em função das chuvas acompanhadas de ventos e descargas atmosféricas, ocorridas no Sul de Minas na noite de sexta-feira, dia 29, houve aumento considerável de ocorrências no sistema elétrico em diversas cidades da região.

O volume de serviços registrado foi aproximadamente cinco vezes superior ao registrado em dias normais. A maioria das ocorrências teve como causa descargas atmosféricas (raios), colisão de veículos com postes e objetos que atingiram a rede elétrica, como estruturas metálicas e árvores.

Mais de 90% das interrupções de energia registradas na região já foram solucionadas. Foram priorizadas as situações que envolvem risco de acidentes com terceiros, como cabos e fios partidos, e o restabelecimento de grandes blocos de carga e de serviços essenciais, como hospitais.

Em função do grande volume de ocorrências, os trabalhos de restabelecimento avançaram durante o final de semana. Casos mais complexos, como a substituição de transformadores e outros equipamentos, necessitaram de atuação direta no local e, por isso, demandaram mais tempo para atendimento.

A Cemig esclarece que está realizando todos os esforços para agilizar o restabelecimento do fornecimento de energia, mantendo a mobilização máxima de equipes para atender as demandas.