O Festival Gastronômico DEGUSTA, que busca fomentar a gastronomia no sul de minas, conta com visitas guiadas, oficinas e shows abertos ao público.
Começou ontem, dia 1º de setembro, a sexta edição do Degusta, o festival gastronômico da cidade de São Lourenço. Serão 30 dias para conhecer e reencontrar as tradições gastronômicas e culturais da região. Este ano, serão apresentadas as singularidades dos queijos da Serra Mantiqueira, no cardápio dos restaurantes, em degustações comentadas e debates sobre a produção queijeira de Minas.
Entre as atividades abertas ao público estão os Roteiros Gastronômicos, experiências de hospitalidade vivenciada em diferentes espaços, tendo a comida como o primeiro acolhimento para o visitante. As visitas guiadas percorrerão fazendas produtoras de café da região; as receitas, histórias e memórias de famílias mineiras com o roteiro “Lenha no Fogão”, idealizado pela pesquisadora Juliana Venturelli; a rota do queijo e azeite nas terras altas da mantiqueira e uma fazenda Biodinâmica. A idéia é promover a interação com os múltiplos modos de produzir.
O público poderá participar ainda da Vila Gastronômica, que acontece de 28 a 30 de setembro, no Calçadão II em São Lourenço, e irá reunir produtores locais e restaurantes que apresentarão a gastronomia da região. No espaço teremos a Cozinha Show, haverá workshops, palestras e aulas práticas das receitas do festival, ministradas por chefs regionais, além da ação “Traga a sua receita”, onde qualquer pessoa poderá se inscrever previamente e apresentar sua receita no local.
Para os amantes da sétima arte, haverá a exibição dos filmes “Comer o quê?”, de Leonardo Brant; e “Lenha no Fogão”, que apresenta a pesquisa de mestrado de Juliana Venturelli. O desdobramento de seu resgate culinário foi um roteiro turístico-afetivo.
Aqueles que querem aprender um pouco mais sobre a gestão em gastronomia poderão se inscrever no curso “Marketing Gastronômico Essencial, ministrado pela Escola Mineira de Marketing, ou de Food Books: escrita e literatur em gastronomia, ministrado pela jornalista Juliana Dias (Jornalismo Gastronômico: Comunicação Cultura Educação) ou se aventurar nos workshops de harmonização de queijos com cervejas artesanais, cachaça, azeite, café e vinhos.
Os visitantes poderão conferir também espetáculos musicais e cênicos como as apresentações do musical “Ópera de Sabão”, da Orquestra de Violeiros de São Lourenço, Coral por Amor, Anderson Bacha e Abrhaan Noronha, com a participação de Osmar da Gaita, Mantiqueira Duo, Luca Esteves, Samuel Rodriguez e Serginho e da cantora e compositora mineira Ceumar.
O Passaporte Degusta estará novamente presente e será um impresso em forma de livreto onde os consumidores receberão um carimbo com pontos acumulados a cada prato do festival saboreado. “O objetivo é fazer com que os participantes conheçam ao máximo a culinária mineira. Por isso, ao atingir a meta de consumo estabelecida pelo festival, eles serão premiados com uma cesta com produtos típicos de nossa região”.
Confira a programação completa e demais informações acessando:
http://www.saolourencocvb.com.br/degusta2017/.