Leonardo Moço vence o 16º Campeonato Brasileiro de Baristas

Ele garantiu vaga para o campeonato mundial da categoria, que será realizado entre 9 e 12 de novembro, em Seul, na Coreia do Sul




A estância hidromineral de São Lourenço, no sul de Minas Gerais, foi palco do 16º Campeonato Brasileiro de Baristas, realizado entre os dias 25 e 27 de agosto. O evento integra as atividades do projeto setorial “Brasil. A Nação do Café”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).


Participaram 20 competidores de vários estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Distrito Federal. Em clima animado, os baristas tiveram dois dias para mostrar o que sabem e, no sábado, no fim do dia, seis deles foram classificados para a final.


Na fase eliminatória, os participantes prepararam 12 bebidas: quatro expressos, quatro bebidas com leite vaporizado e quatro bebidas originais de assinatura, sendo avaliados por juízes sensoriais e técnicos. Critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (expresso), harmonia entre o café e o leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de expresso foram avaliados pelos juízes. Após essa fase, os seis melhores disputaram o primeiro lugar do campeonato, pelo mesmo processo de avaliação.


Rafaela Rodrigues (Guima Cafés) e Gabriel Guimarães (Unique Cafés Especiais), ambos de Minas Gerais; José Ricardo Teles (Café do Mercado) do Rio Grande do Sul; Thiago Sabino (IL Barista) e Martha Grill (Octavio Cafés) ambos de São Paulo; e Leonardo Moço (Cafés do Moço) do Paraná, disputaram, no domingo, a grande final.


Os campeões do 16º Campeonato Brasileiros de Baristas foram Thiago Sabino (3º lugar), Martha Grill (2º lugar) e Leonardo Moço (1º lugar). Moço garantiu vaga para o campeonato mundial da categoria, que será realizado entre 9 e 12 de novembro, em Seul, na Coreia do Sul, durante a Feira Café Show 2017.






Por Eliana Sonja