Incêndios em vegetação são responsáveis por deixar um grande rastro de destruição

É inegável que incêndios e queimadas são nocivos para o meio ambiente em uma situação macro, em que todas as espécies de seres vivos são prejudicadas.

O fato é que, tanto as queimadas controladas, quanto os incêndios florestais causam a destruição da vida animal e vegetal da região, além de tornar o solo pobre, impossibilitando novos plantios. Pode causar ferimentos e morte dos animais do local e das regiões próximas, destruir estradas, pontes, postos de vigilância, armazéns e etc., além de provocar alterações drásticas do ecossistema, afetar na reprodução e contribuir com difusão de pragas e doenças.
São inúmeras as consequências destas ações, o fogo acaba levando para dentro das residências, cobras, escorpiões, aranhas, ratos, entre outras espécies que fora do seu habitat natural, podem causar acidentes aos seres humanos. A fumaça e a fuligem também causam problemas. Diminuem a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e rinite, atingindo principalmente, crianças e idosos, e às margens das rodovias podem diminuir a visibilidade dos motoristas e provocar acidentes graves.

Pontas de cigarro atiradas na beira das estradas, fogueiras mal apagadas, ou mesmo incêndios criminosos provocados intencionalmente, queima de lixos, lançamento de foguetes e linhas elétricas com mau funcionamento são as causas mais comuns.

Portanto, é preciso entender que todos somos prejudicados com essas ações. E a população pode fazer a sua parte tomando atitudes simples como não colocar fogo no lixo doméstico, em terrenos baldios, não jogar pontas de cigarro em vegetação e fazer aceiros ao realizar queimas em áreas rurais para preparo de solo para plantio, atividade que deve ter autorização ambiental. Além de denunciar os autores desses atos.

As fotos publicadas podem até parecer impressionantes, mas são reais!
São registros de animais mortos nos últimos incêndios. Os animais acabam morrendo queimados ou devido à fumaça.
Na primeira foto vemos um cavalo que foi atingido pelas chamas de um incêndio criminoso, onde mesmo com o apoio de Voluntários e Corporação combatendo as chamas, não foi possível salva-lo. Infelizmente o cavalo não resistiu.




Conheça as principais consequências de incêndios e queimadas:

• Aumento da liberação de dióxido de carbono, uma das principais causas do aquecimento global;

• Destruição de habitats naturais;

• Erosão no solo;

• Aumento do buraco na camada de ozônio;

• Perda da absorção do solo, aumentando os índices de inundações;

• Poluição de nascentes, águas subterrâneas e rios por meio das cinzas;

• Extinção de espécies (fauna e flora);

• Destruição de infraestruturas.










Fotos compartilhadas da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cristina - MG.