Secretaria de Saúde de São Lourenço ampliou a faixa etária para receber a vacina HPV



A Secretaria de Saúde de São Lourenço informa que o Programa Nacional de Imunização ampliou a faixa etária para receber a vacina HPV Quadrivalente, em função dos estoques disponíveis nos serviços de vacinação.

Trata-se de uma estratégia de caráter temporário e a vacina está disponível para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos, e agora com a inclusão da faixa etária para homens e mulheres de 15 a 26 anos.

Para realização desta excepcionalidade, a Secretaria orienta a população daquela faixa etária a procurar as unidades de saúde vacinadoras que são: UBS Saúde Vila Carneiro, UBS Porta do céu, UBS São Lourenço Velho, UBS Carioca, UBS Nossa Senhora de Lourdes, UBS Biquinha e Policlínica Municipal

O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero — terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto. Além de transmitir o vírus para a mulher, o homem com papilomavírus está propenso a desenvolver doenças graves como câncer de pênis, na região anal e de orofaringe. O aconselhável é que a vacinação, tanto em mulheres e quanto em homens, ocorra antes do início da atividade sexual, entre os 9 e 11 anos de idade.

ASCOM/PMSL