Novos profissionais do Mais Médicos chegam para atendimentos em seis cidades no Sul de MG

Em Minas Gerais, serão 40 novos profissionais que chegaram para repor o quadro de funcionários.



O Governo do Estado anunciou a vinda de 13 novos médicos para atendimento em unidades de saúde do Sul de Minas Gerais. Os médicos cooperados (cubanos) para reposição do Programa Mais Médicos em Minas Gerais irão atuar nos seguintes municípios: Varginha, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Tomé das Letras, Serrania e Monte Sião.

Ao todo, o estado vai contar com 40 novos médicos, que chegaram para repor o quadro de funcionários. Os outros municípios que receberam os profissionais são: Alvarenga, Campos Altos, Catuji, Comercinho, Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ibiá, Inhapim, Laranjal, Prados, Pratinha, Rio do Prado, Rio Piracicaba, Santa Luzia, São Joao Del Rei, Sete Lagoas, Tiros, Itapagipe, Leopoldina, Matutina, Pará de Minas, Prudente de Morais, além do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Minas Gerais e Espírito Santo. Outros 82 médicos cubanos chegaram ao estado neste ano e já estão atuando nos municípios.

A vinda desses profissionais está atribuída a recomposição dos médicos cooperados que encerraram o ciclo do programa Mais Médicos. Para o final de setembro deste ano, está prevista ainda a reposição com médicos intercambistas (médicos brasileiros).


Mais médicos

Criado em julho de 2013, o Programa Mais Médicos objetiva não só enfrentar a escassez de médicos, que pode comprometer a promoção de um Sistema Único de Saúde (SUS)mais justo e equânime, mas também de possibilitar um melhor desenvolvimento da Atenção Básica no país. Dessa forma, o Programa recruta profissionais graduados no Brasil e fora do País, brasileiros e estrangeiros, para atuar nas áreas com maior necessidade e, assim, garantir à população o direito concreto ao acesso universal e de qualidade aos serviços de saúde.

Os profissionais que integram o Programa atuam na Atenção Básica, porta de entrada preferencial do SUS. De acordo com o Ministério da Saúde, é neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

Com informações Jornalismo SES-MG
Fotos Agência Minas