Minas Gerais segue com queda nos índices de 10 dos 12 indicadores de crimes monitorados pela Sesp



Os índices de 10 dos 12 crimes monitorados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Observatório de Segurança Pública Cidadã (OSPC) do Governo de Minas Gerais, apresentam queda quando comparados os dados de janeiro a julho de 2017 e o mesmo período em 2016. Roubo, homicídio e estupro são alguns dos crimes que apresentaram redução de 9,15%, 5,35% e 5,20% respectivamente. No caso dos roubos, o índice representa uma diminuição de 7.015 ocorrências no Estado no período comparado. A reversão na curva dos índices de roubo em Minas é perceptível desde fevereiro de 2016.

Quando analisados os números de homicídio consumado, a redução de 5,35% representa 128 vítimas a menos e, no caso de estupros, são 43 ocorrências reduzidas. Os dados de homicídio tentado também apresentam queda significativa: há uma variação de 14,65% para menos, o que representa uma redução de 430 ocorrências no Estado no período comparado.

Outros crimes contra o patrimônio, como furto e extorsão mediante sequestro, também apresentam expressiva queda, com destaque para a diminuição na casa dos 46% da extorsão mediante sequestro no Estado no período janeiro a julho deste ano. Em coletiva de imprensa realizada no início de agosto, em que foram divulgados os dados de criminalidade do semestre, os dados já apontavam queda nos índices. A melhora dos índices segue no mês de julho, como pode ser observado o comparativo dos sete primeiros meses do ano no quadro a seguir:






Produtividade policial

Os números de produtividade policial também são positivos. Houve um aumento de 28,4% nas ocorrências de apreensão de drogas: de janeiro a julho de 2016 foram 3.982 ocorrências e no mesmo período deste ano foram 5.112. Houve um crescimento do número de armas apreendidas: de 1.445 para 1.610, representando aumento de 11,4% no índice. O número de indivíduos conduzidos também apresentou crescimento de 7,2%. De janeiro a julho de 2016 foram 22.983 conduções e no mesmo período deste ano foram 24.633.

+ Segurança

O aumento da segurança e da produtividade policial também é resultado dos investimentos e priorização, nos últimos meses, das ações de segurança pública pelo Governo de Minas. São mais de 2.800 novos policiais militares nas ruas nos últimos meses para atendimento ao cidadão, e mais mil novos investigadores da Polícia Civil. O governo lançou o programa + Segurança e, além do incremento de pessoal, também colocou a disposição das polícias Militar e Civil 1.817 viaturas, sendo 395 delas apenas em Belo Horizonte.

Transparência

Os dados de todos os 12 crimes monitorados pelo Estado, nas 853 cidades de Minas, estão disponíveis para a consulta no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública. O acesso acontece pelo link Integração>Estatísticas>Estatísticas Criminais.



*Agência Minas