Entre eles, a XR-Produções, dos atores Cris Xavier e Wanner Rodrigues, tem se destacado. Trazendo para a cidade a experiência como integrantes da Companhia Procópio Ferreira e o foco na produção de espetáculos, com a verdadeira profissionalização dos atores – todos obtendo seu registro e alguns já encaminhados para outras companhias e para a TV – a
XR-Produções conta com outra característica que chama atenção: a produção de espetáculos beneficentes.
Como diz Wanner Rodrigues, o lucro que, por ventura, seja alcançado por seus espetáculos, é sempre revertido em apresentações voltadas para a ajuda ao próximo. Foi assim, no final do ano passado, quando o grupo apresentou no Esporte Clube Comercial a peça “No Quintal de Sua Casa”, com texto de Cristina Xavier e direção de Zeca Palácio. A apresentação ajudou a recolher uma boa quantidade de brinquedos, que foram doados, pessoalmente, pelos atores do grupo, no bairro Gebara, para crianças carentes.
RUMO A MINAS
Agora, a XR-Produções a peça “Só se for agora” para uma turnê por várias cidades mineiras, com destaque para São Lourenço, onde será apresentada no Hotel Brasil. A turnê terá direito a uma apresentação beneficente e a doação de uma cadeira de rodas, dentro da proposta social do grupo. O texto é do saudoso Evans Brito, diretor de teatro respeitado em todo o país, que foi morto por traficantes em uma comunidade em Niterói, juntamente com sua esposa.
Verdadeiro mentor de Cris Xavier e Wanner Rodrigues, especialmente pela preocupação com o valor social do teatro, Evans Brito deixou um legado para os atores que continuam encenando seu texto. A peça conta a história de um casal de amigos. Eles se reencontram após vinte anos, num jardim, e depois de muito papo, ambos percebem que já se conhecem. E a cada encontro no mesmo lugar, eles passam a falar de suas vidas e as situações hilárias e desagradáveis que passaram. Neste meio tempo, seus filhos por obra do destino, se conhecem em um pequeno acidente, e começam o que pode ser um belo relacionamento.
Depois de vários encontros, eles retornam ao antigo colégio, agora abandonado; e passam a rever momentos da época. Até que dão de cara com os armários deles, alguns vazios e apenas um com um saco cheio de cartas que um escrevia para o outro e que uma amiga dos dois nunca os entregou. Começam a ler, a sorrir, a cantar e no fim, na última carta, ele escreve pedindo ela em namoro, e ela responde: Só se for agora.
O elenco conta com Wanner Rodrigues, Cristina Xavier, Renan X. Calmon, Debora Emerick, Elisa Sauerbronn e Érika Estoduto. Wanner dirigiu a peça, que tem a produção dos próprios Wanner e Cristina, com assistência de José Iremar e Rafaela Andrade, cenário de Evans Brito, som e iluminação de Anderson Correia. O grupo ainda se divide com apresentações da peça “No Quintal de Sua Casa” e tem apetite para mais.
APOIO
Para levar em abril a peça “Só se for agora”, homenageando o legado de Evans Brito, a São Lourenço, em Minas Gerais, e a outras cidades da região, a XR-Produções tem apresentado sua proposta aos empresários de Itaboraí e região, bem como das cidades mineiras. Para Wanner Rodrigues, há muito espaço para quem quer unir sua marca à cultura, incentivando os talentos da cidade.
O projeto conta com apoio confirmado de William Eventos, Grito Urbano, Hotel Brasil, Colégio Laser Solar dos Lagos, Ótica Santos, Universal Brothers, Gorgulho Materiais para Construção, CH Dedetizadora, Salão Fatinha, Bella Fashion, Hotel e Restaurante Renovo, Nice Multimarcas, Casarão Bar e Restaurante, Pneusul, Minas Gesso, StarWeb internet, Munir Calil Produções, Diário do Leste, além do apoio institucional da Prefeitura de Itaboraí.
QUEM FAZ
Cristina Xavier tem longa experiência no Teatro. Já participou de diversos espetáculos teatrais. Estreou no teatro em outubro de 1981, no espetáculo “Os Saltimbancos”, no projeto teatral da Escola Manoel de Abreu. Sempre trabalhou como atriz, autora, produtora e dirigiu espetáculos. Integrou a Companhia Procópio Ferreira e recebeu a cobiçada medalha “LEILA DINIZ” e o prêmio Niterói Cultura, pela A.N.E. (Associação Niteroisense de Escritores).
Já Wanner Rodrigues começou nas artes cênicas como amador em escolas que estudou, como Colégio Liceu Nilo Peçanha e Santa Bernadete em Níterói. Fez também pequenas esquetes religiosas em igrejas, até reencontrar a atriz e produtora teatral Cristina Xavier, que o levou em 2012 para a equipe de produção da Cia Procóio Ferreira, sob a direção de Procópio Ferreira Neto. Lá se revelou como ator e chamou a atenção da grande atriz Lea Garcia.
É isso. Para fazer teatro é preciso arte, é preciso competência, é preciso talento, resumindo: é preciso gente. E gente que faz teatro tem sempre histórias de superação para contar. Cristina Xavier e Wanner Rodrigues recebem os atores para ensaios em sua sede, no Outeiro das Pedras, sempre em clima de família. Na mesma, um lanche que atende a todos. O apoio a quem passa por mais dificuldades, o que não é incomum no teatro, está sempre presente.
A falta do dinheiro da passagem, problemas de saúde, questões familiares e pessoais, são administradas com o apoio de todos. Mas atores lutam para fazer teatro e merecem reconhecimento. Nas peças da XR-Produções, em que muitos dos atores do grupo conseguiram seu registro no Sated, para buscar voos ainda mais altos, o cachê é garantido, segundo Wanner e Cristina.
“É importante para valorizar o trabalho que todos fazem. É o mínimo que se pode fazer por quem se dedica a um espetáculo e quer viver da arte”, comenta Wanner.
COMO APOIAR
O empresário que tiver interesse em apoiar os espetáculos pode entrar em contato com Wanner Rodrigues, pelo telefone/whatsapp (21) 99777-6272.
Fonte: http://diariodoleste.com.br/so-se-for-agora-sai-em-turne-por-cidades-mineiras/
Por: William Mendonça
