O inverno está prestes a chegar e acompanhado dele, a preferência por comidas pesadas e calóricas. Isso acontece, porque o organismo humano sente a necessidade de aquecimento nessa estação. Como a época é fria, o corpo tende a desejar comidas mais pesadas para garantir o aquecimento corporal. Por outro lado, as pessoas tendem a ganhar peso, principalmente porque acabam deixando de lado as atividades físicas.
Mas não deveria assim, já que, de acordo com estudos, praticar atividade física no frio aumenta 30% do gasto calórico. Além disso, treinar no inverno previne doenças como dores musculares e articulares e, com a liberação de endorfina e serotonina, ocorre a estimulação do aumento do bem-estar e da autoestima.
Nesse período, é necessário que as pessoas façam mais alongamentos para evitar lesões e se dediquem, tanto quanto no verão, à queima de caloria. Como no período de frio as pessoas comem mais, é importante que elas procurem por uma atividade física que ajude na queima calórica com mais rapidez. É o caso do Extreme 55, uma modalidade em que a pessoa pode vir a perder até 900 calorias em 55 minutos.
“Trata-se de um programa de resistência localizada, pois possui benefícios para tonificação e definição muscular, é totalmente coreografado e os exercícios são considerados fáceis. Além disso, o Extreme 55 integra atividades que utilizam o peso do próprio corpo como resistência e diferentes estímulos para graduar a intensidade do treinamento”, diz Aline Balandino, proprietária da academia Point Fitness em Varginha, que oferece essa modalidade.
Para quem gosta de musculação, o Extreme 55 trabalha a alternância de exercícios localizados e de resistência geral, e contribui para a queima de gordura. A música, além de liberar as tensões, marca o ritmo do exercício e o torna mais divertido.
Por Eliana Sonja