Especialistas analisam o que motivou o acidente; ninguém ficou ferido.
Equipes da Prefeitura de São Tiago (MG) continuam investigando o que teria feito com que uma cratera se abrisse e engolisse duas casas no Centro da cidade. O caso aconteceu no último sábado (25) após uma forte chuva que atingiu a cidade. Na ocasião, duas residências ficaram completamente destruídas e outras 21 estão interditadas. A primeira suspeita do Corpo de Bombeiros é que a quantidade de água da chuva tenha rompido a tubulação pluvial no local, entretanto a causa ainda está sendo analisada.
“Alguns profissionais que já estão aqui nos ajudando, nos apoiando, a entender essa complexidade, esse evento tão trágico para todos nós”, disse o prefeito Denilson Reis (PSDB).
O prefeito disse ainda que, de acordo com especialistas, é pouco provável que as 23 famílias desalojadas possam voltar a morar no local. “Todos os profissionais que estiveram aqui disseram que construção nova não haverá mais. Essa área vai se transformar em uma área verde, algo assim”, disse o prefeito.
Imagens impressionantes mostram o momento em que casas desabaram. O cenário nesta terça-feira (28), quase três dias depois da tragédia, era de total destruição. Um engenheiro de minas, esteve no local e analisou o solo.
“É um terreno de solo mole, composto por tufo e areia. É um terreno de baixa resistência mecânica. Com o aumento de volume de água, devido a pavimentação asfáltica da cidade, a drenagem não é preparada para receber esse tipo de água. Então, foi criando bolsões, fazendo erosões, que contribuíram para um solo que já é saturado. Contribuiu para que fizesse um deslizamento e com isso puxou as casas”, explicou o engenheiro de minas, Fernando César Rezende.
Segundo o engenheiro, mesmo com a interdição das moradias, ainda é preciso redobrar a atenção na área afetada. Segundo ele, o risco de novas chuvas poderia causar ainda mais danos. Por isso foram colocadas barreiras para conter possíveis enxurradas.
"Sugeri que fizessem essa proteção para que não descesse água de chuva na área afetada, para não aumentar o risco de mais casas serem danificadas", disse o engenheiro.
Por sorte, ninguém ficou ferido. Além das casas, dois carros foram engolidos pela cratera que se abriu no local. Moradores ouviram o barulho e conseguiram sair rápido. Depois do acidente, toda a rua onde aconteceu o acidente teve que ser isolada e os vizinhos foram levados para outro local.
“A gente já alugou uma casa, se Deus quiser a partir de amanhã ou quinta-feira, a gente já vai comprar algumas coisas para a gente mudar. A prefeitura está dando total apoio para a gente com essas coisas de aluguel”, disse o vendedor Jean Carlos de Almeida, um dos moradores que teve a casa destruída pela cratera.
Ainda conforme o prefeito, as famílias desalojadas estão em casas de parentes, mas a prefeitura já está à procura de casas de aluguel para atender essas famílias. Mais engenheiros devem chegar à cidade para ajudar no trabalho técnico.