A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou a composição da vacina contra gripe que estará disponível no Brasil este ano. Pela primeira vez desde 2010, a vacina trará nova cepa do vírus Influenza A/H1N1. Isso porque foi constatado que o vírus sofreu alterações genéticas no último ano.
De acordo com a resolução da Anvisa, a vacina de Influenza trivalente de 2017 deverá conter os seguintes vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Já a vacina de Influenza tetravalente deve conter, além dessas três cepas, o vírus Influenza B, subtipo Phuket. De 2016 para 2017, a única mudança da composição da vacina contra gripe será a cepa do vírus Influenza A (H1N1), os demais componentes permanecerão iguais.
A vacinação contra a gripe é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de seis meses a cinco anos, professores, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe estará disponível a partir de 17 de abril.
Fonte: Jornal de Lavras