Circuito Mineiro da Cafeicultura terá mais de 30 etapas em 2017

Primeiro evento será no Sul de Minas. Gestão de propriedades e meio ambiente estão entre os principais temas




O Circuito Mineiro da Cafeicultura de 2017 terá início nesta quarta-feira (29/3) em Conceição da Aparecida, no Sul de Minas. Esta é a 17ª edição do Circuito, que tem o objetivo de divulgar as tecnologias do setor e promover a troca de informações entre técnicos, empresários e agricultores para melhorar a qualidade do café, reduzir custos na produção e aumentar a renda dos produtores.

O Circuito é realizado nas quatro regiões produtores de café de Minas Gerais: Sul de Minas, Cerrado, Matas de Minas e Chapada de Minas. Serão mais de 30 etapas, a maioria com as datas já confirmadas. A participação dos produtores é gratuita e as inscrições são feitas nos locais dos eventos.

O Circuito Mineiro da Cafeicultura é uma promoção do Governo de Minas Gerais, por meio da Emater–MG, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Universidade Federal de Lavras e prefeituras.

“O circuito é bem direcionado. Os temas abordados em cada etapa são relativos àquela microrregião produtora. O único tema que é discutido em todos os municípios é a questão ambiental, principalmente com esta redução da oferta de água”, explica o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussu.

Outro assunto que será muito abordado este ano é gestão da propriedade. “Muitos produtores não anotam os gastos com a atividade. Isso dificulta a análise do técnico da Emater-MG na hora de calcular os custos de produção naquela propriedade. E o produtor que não sabe quanto custa produzir, terá dificuldades para saber o momento correto de vender o café. Este registro é importantíssimo para a tomada de decisão”, comenta o coordenador.

Primeiras etapas

A primeira etapa do Circuito em Conceição da Aparecida, no dia 29 de março, será realizada no Ginásio Poliesportivo da cidade, a partir das 13h. Entre os assuntos que serão discutidos, estão o controle da broca do cafeeiro e a microbiologia do solo.

Já no dia 30 de março, será a vez da etapa em Nepomuceno, também no Sul de Minas. Além de palestras sobre associativismo, fertilidade do solo e sustentabilidade, haverá a solenidade de encerramento do Concurso Municipal de Qualidade do Café de 2016. O evento começa às 12h30, no Centro de Eventos da prefeitura.

As informações sobre as etapas do Circuito podem ser obtidas nos escritórios da Emater-MG.

Programação do Circuito Mineiro da Cafeicultura

Março

Conceição da Aparecida – dia 29

Nepomuceno – dia 30

Abril

Aguanil – dia 18

Divino – dia 18

Guaxupé – dia 19

São Francisco do Glória – dia 20

Paraguaçu – dia 25

Santo Antônio do Amparo – dia 26

Fervedouro – dia 28

Maio

Alterosa – dia 2

Lavras – dia 3

Pedralva – dia 4

Jacutinga – dia 11

Cambuquira – dia 16

Agosto

Campo Belo - dia 24

São Sebastião do Paraíso – dia 31

Setembro

Chalé – dia 14

Lambari – dia 14

Santa Rita do Sapucaí – dia 21

Santa Rosa da Serra – dia 21

Cássia – dia 26

Boa Esperança – dia 28

Caratinga – dia 28

Outubro

Campos Gerais – dia 5

Conceição das Pedras – dia 11

Piumhi – dia 17

Carmo da Cachoeira – dia 19

Angelândia – dia 22

Santa Margarida – dia 25

Careaçu – dia 26

Novembro

Passos – dia 4

Cristais – dia 9

Datas a confirmar

Água Boa

Campos Altos

Monte Carmelo

Nova Resende

Sacramento