Animal estava no bairro Parque Mariela; Saúde investiga febre amarela.
Prefeitura vacina moradores de casa em casa em bairros próximos de mata.
Prefeitura vacina moradores de casa em casa em bairros próximos de mata.
Mais um macaco foi encontrado morto na tarde deste sábado (11) em Varginha (MG). O município já realiza uma série de ações preventivas contra a febre amarela desde que outro primata foi encontrado morto no bairro Parque Rinaldi, na semana desta segunda-feira (6). Moradores estão sendo vacinados de casa em casa nos bairros próximos de onde o animal estava.
O macaco encontrado neste sábado estava no bairro Parque Mariela. Segundo o Setor de Epidemiologia do município, por causa do estado avançado de decomposição não foi possível colher material para exames de laboratório pra descobrir a causa da morte, mas foi aberta uma ficha de investigação e outras medidas serão tomadas.
"A partir de hoje [domingo-12] já vai vir uma equipe nessa região pra fazer um rastreamento, avaliando se tem outros macacos mortos. A partir de segunda-feira [13], já vai reunir a equipe novamente para avaliar o esquema de vacinação na região e também a equipe da vigilância ambiental, onde eles vão trabalhar no controle vetorial", explica a coordenadora da epidemiologia, Roseane Souza e Silva.
Neste sábado, equipes de saúde da Prefeitura de Varginha começaram a vacinar contra a febre amarela moradores que residem na região do Parque Rinaldi, onde o outro macaco foi encontrado morto. Os moradores recebem a visita dos agentes de saúde em casa.
Depois de confirmar no cartão de vacinação a falta de imunização contra a febre amarela, o aposentado Vitor de Paula Silva recebeu a dose. "Eu não esperava tomar essa vacina, estava imaginando como eu ia fazer pra tomar essa vacina. Agora estou mais tranquilo."
Na sexta-feira (10), a prefeitura também fez uma varredura no entorno da mata onde a morte do macaco foi registrada. Ainda não há confirmação de que o animal encontrado no Parque Rinaldi tinha febre amarela. Os restos mortais do animal foram enviados para um laboratório em Belo Horizonte (MG) e não há prazo para que saia o resultado do exame.
Na continuidade do trabalho preventivo contra a febre amarela, equipes de saúde voltam ao Parque Rinaldi neste domingo (12). As vacinas também serão aplicadas em pessoas que moram nos bairros vizinhos em um raio de um quilômetro. A vacinação acontece de 7h às 13h e cinco equipes estão sendo disponibilizadas para realizar o trabalho.
Para os próximos dias, a Secretaria de Saúde também prepara outras ações preventivas. "Na semana que vem, nós vamos vacinar toda a zona rural. Na quarta [15] e quinta-feira [16] teremos mutirão da limpeza. Então nós vamos pedir também pra população que coloque pra fora os entulhos, os bens que já não servem mais, pra gente recolher tudo", informa o secretário de Saúde Mário Terra.
Macacos na região
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou na tarde desta quinta-feira (9) que as mortes de mais dois macacos estão sendo investigadas no Sul de Minas por conta da febre amarela. Conforme a informação divulgada no boletim diário sobre a doença, estão sendo investigadas mortes em Lavras (MG) e Três Pontas (MG).
O animal encontrado no Parque Rinaldi em Varginha ainda não consta no relatório oficial da Secretaria de Estado de Saúde. Conforme a secretaria informou ao G1, o caso deverá aparecer como "em investigação" assim que ele for notificado e a Regional de Saúde informar o Estado.
O relatório também confirmou que um macaco encontrado morto em Poços de Caldas (MG) realmente morreu por conta da doença. A informação já havia sido divulgada pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (MG) nesta quarta-feira. Por conta disso, a prefeitura da cidade ampliou o horário de vacinação.
Além desses casos, o relatório confirma que há rumores de primatas mortos em mais nove cidades do Sul de Minas, no entanto, os casos não evoluíram para investigação. Há rumores nos municípios de Campestre, Claraval, Andradas, Caldas, Ibitiúra de Minas, Ouro Fino e Campanha.
Por enquanto, foram confirmados quatro casos de febre amarela no Sul de Minas, todos em Delfinópolis (MG). Também foram confirmadas pela secretaria três mortes no município por conta da doença. Uma outra morte foi confirmada pela Secretaria de Estado de São Paulo.
Fonte: G1 Sul de Minas