Temporal em Guaxupé: prefeito decreta situação de calamidade

O decreto foi assinado nesta segunda-feira, o temporal desabou sobre aquela cidade nos primeiros minutos de domingo




Os temporais no Sul de Minas têm assustado os moradores das cidades que são cortadas por ribeirões, como é caso de Lavras, na Zona Norte.

Ontem, domingo, um temporal desabou sobre a cidade de Guaxupé e provocou muitos estragos, tanto que o prefeito Jarbas Corrêa Filho, decretou situação de calamidade pública devido aos danos causados por um temporal que atingiu a cidade na madrugada de ontem, domingo.

A água invadiu 78 casas, dessas, 20 famílias perderam roupas, móveis, eletrodomésticos e outros pertences. O decreto foi assinado nesta segunda-feira. Um mutirão da solidariedade está arrecadando donativos para as vítimas, além dos danos as famílias, parte do município ficou sem o abastecimento de água, que está sendo normalizado. A chuva aconteceu nos primeiros minutos de domingo e o temporal atingiu, principalmente, a zona rural da cidade. Os moradores da região afetada foram salvos com a ajuda de garotos que conseguiram identificar o fenômeno enquanto brincavam. "Eles estavam em um campo de futebol quando começaram a ouvir um forte barulho em meio da mata próximo ao rio. Pensaram que se tratava de um animal, mas quando chegaram perto do rio, viram a tromba d'água. Eles correram e passaram avisando as famílias", contou o prefeito Jarbas Corrêa Filho para a imprensa.

As famílias que foram afetadas pela tromba d'água foram acolhidas por parentes e amigos. No texto do decreto de calamidade, o prefeito Jarbas autorizou a convocação de voluntários para reforçar as ações de reconstrução e campanhas de arrecadação, e a mobilização de todos os órgãos da administração municipal na ajuda das vítimas.

As chuvas vão continuar no Sul de Minas, em Lavras existe previsão de chuva para a noite desta segunda-feira e durante toda a semana. De acordo com a previsão meteorológica para Lavras, tempo estável mesmo, de acordo com os últimos dados divulgados, somente no domingo, dia 29.




Fonte: Jornal de Lavras