Estado faz visitas técnicas a contemplados do Bolsa Atleta Bolsa Técnico

Iniciativa visa estreitar relação da Secretaria de Esportes com os atletas e avaliar o correto uso dos benefícios






Inédita atividade no programa Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico, a Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) realizou vistorias técnicas aos beneficiários da ação. Passando pelos territórios Mata, Vertentes, Sul, Vale do Aço, Triângulo, Oeste e Metropolitano, 40 esportistas foram visitados, sendo 29 atletas e 11 técnicos, quase 50% dos beneficiados.

Dentre eles está o técnico de taekwondo, Valdeci Zampieri, da cidade de Lavras. “Essa visita é importante para que possamos mostrar em que o dinheiro público está sendo aplicado, mostrar nosso trabalho e abrir novas portas para aqueles que realmente merecem e precisam de incentivos como este”, pontua o técnico. Valdeci treina os atletas Matheus Dias Maciel, Octávio Henrique de Carvalho e Thalitta Fabrino Silva na Academia Gym Center.

Palestras foram ofertadas para explicar o objetivo e a funcionalidade do programa do estado. Também foram distribuídas camisas e flâmulas do programa. Os bolsistas foram orientados a encaminhar fotos em competições para a o órgão repercutir as conquistas alcançadas.

“Buscamos observar o cumprimento das obrigações dos beneficiários, além de aproximar as relações da secretaria com os atletas e técnicos”, afirma o diretor de Incentivo ao Esporte de Rendimento, Samuel Dutra de Souza.

Almejando inibir o descumprimento de exigências do edital para manter o adequado pagamento do benefício, dar à gestão pública controle do investimento aplicado, a secretaria dará continuidade às vistorias em 2017.

Atletas de alto rendimento

Com o objetivo de apoiar financeiramente atletas e técnicos de alto rendimento, o programa dá subsídio para que os profissionais possam se dedicar à prática esportiva. Este é o caso do técnico paralímpico Alexandre Vieira, de Uberlândia, participante da Rio 2016 treinou atletas da natação paralímpica brasileira.

“A Bolsa-Técnico teve fundamental participação no meu rendimento, uma vez que pude investir na minha carreira e ter uma tranquilidade maior em investir em mim mesmo e no meu trabalho, e o retorno veio de forma muito positiva, com medalhas e melhora das marcas dos meus atletas”, pontua Alexandre.

Alexandre é tricampeão do Circuito Paralímpico Brasileiro, bicampeão do Campeonato Argentino de Natação Paralímpica e campeão do Campeonato Colombiano de Natação Paralímpica, além de colecionar medalhas de Jogos Parapan-Americanos, Para Sul-Americanos, Mundial e Paralímpiadas.

Todos os anos a Seesp abre um edital para que atletas e técnicos de diferentes categorias possam ter acesso ao benefício. No edital 01/2016 foram selecionados 109 esportistas, que juntos receberam R$ 1,13 milhão.

Saiba mais sobre os beneficiados do edital 01/2016 do programa.




Fonte: Agência Minas