Projeto desenvolvido em Santa Rita do Sapucaí ainda tem outras funções.
Um sistema desenvolvido por estudantes de engenharia do Sul de Minas promete ajudar os motoristas a seguirem a lei do farol baixo em rodovias, que voltou a vigorar no dia 19 de outubro. O projeto resulta de mais de 1 ano de pesquisas. Uma câmera é usada para reconhecer imagens e enviá-las para o controle de bordo do carro.
"A câmera fica no retrovisor do carro e envia as imagens para o controle de bordo, o ECU [um dos componentes da injeção eletrônica], que lê os sinais e reconhece se o veículo entrou em uma rodovia, se tem outro carro na frente", explica o aluno de engenharia da computação Rafael Maciel dos Reis, de 22 anos.
O sistema ainda funciona na identificação de outras situações a que o veículo está sujeito e por isso usa câmera ao invés do GPS. "Além de encarecer o projeto, o GPS limitaria os aperfeiçoamentos que fizemos no sistema, como a identificação se há a presença de outros veículos na pista", diz Reis. O mecanismo por câmera é importante também porque identifica áreas que, muitas vezes, ainda não foram mapeadas pelo GPS, como estradas rurais.
O ativador automático de faróis pode ser conferido a partir desta quarta-feira (26) na Feira Tecnológica do Inatel (Fetin), em Santa Rita do Sapucaí (MG), que reúne mais de 80 projetos de estudantes brasileiros e estrangeiros, de países como China, Japão, Alemanha, Bolívia e Colômbia.
Inovação que pode se tornar uma 'mão na roda'
A proposta de automatizar os faróis de carros começou a ser estudada pela equipe de Reis em 2015 e ganhou força com a entrada em vigor, em julho deste ano, de uma lei federal, que alterou o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e tornou obrigatório o uso do farol baixo durante o dia, sob qualquer condição de tempo, em estradas do país.
A aplicação da lei chegou a ser suspensa em setembro, após dúvidas sobre a validade da nova regra em trechos de rodovias que cortam áreas urbanas, mas foi retomada há uma semana. Agora quem descumpre a norma em locais onde há sinalização clara sobre a obrigatoriedade pode incorrer em infração média, com multa de R$ 85,13. Mas o projeto sul-mineiro quer reduzir esse risco ao máximo.
Durante a Fetin, Reis e os colegas das engenharias de biomedicina, automação e telecomunicação, Caroline Ferreira, de 22 anos, Anderson André Palma, de 21, e Gabriela Lopes, de 21, pretendem demonstrar para o público as funcionalidades dos faróis automatizados, que já possuem alguns aperfeiçoamentos e podem facilitar, inclusive, a rotina de quem usa carros adaptados.
"Para quem tem deficiência, os carros costumam ter as funções manuais e, com a automatização, o farol se torna uma preocupação a menos para esses motoristas. O nosso sistema ainda reconhece se é noite ou se é preciso alternar entre as luzes alta e baixa. É possível programá-lo também para ativar o portão eletrônico da garagem, além de identificar se o veículo entrou em uma rodovia", aponta o estudante de engenharia da automação.
Feira de inovações
O sistema de faróis automatizados e pode ser conferido durente os três dias da 35ª edição da Fetin, que começa nesta quarta-feira, às 16h, na sede do Inatel, e segue até sexta-feira (28). Neste ano, os trabalhos foram desenvolvidos com base nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.
As metas versam sobre garantia de acesso a serviços básicos, como saúde, alimentação e educação, e de igualdade, independente de idade e gênero, com suporte para o desenvolvimento econômico em todo o mundo. Em Santa Rita do Sapucaí, os expositores refletem sobre esses objetivos em propostas nas áreas de robótica, saúde, jogos e internet.
Fonte:G1Sul de Minas/EPTV