Crime ambiental em Nepomuceno: autor foi acusado de maus-tratos a animais

Autor tinha transformado o quintal de sua casa, no perímetro urbano, em curral; ele também mantinha pássaros presos em gaiolas
Autor transformou quintal em curral e animais viviam em condições precárias. Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente



A Polícia Militar do Meio Ambiente, da 6ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, com sede em Lavras, recebeu ontem, dia 31, denúncia de maus-tratos a animais domésticos e de cativeiro de pássaros da fauna silvestre brasileira. De acordo com o denunciante, o autor morava em Nepomuceno.

Os policiais do Meio Ambiente foram até o local e encontraram dois canários da terra mantidos em gaiolas, e uma vaca, uma égua, quatro bezerros e um potro presos num espaço reduzido no quintal da casa, que fica no perímetro urbano daquela cidade. Além das condições precárias em que os animais viviam, os policiais constataram a falta de higiene do local, o que colocava em risco os moradores da casa e vizinhos.

Os policiais encontraram também na casa do autor, um alçapão para capturar pássaros e uma armadilha para capturar tatu, conhecida como "covo". O autor foi preso em flagrante pela prática de crimes ambientais. Todo material foi recolhido e encaminhado a delegacia de Nepomuceno e, os pássaros, depois de serem avaliados por um veterinário, serão colocados em liberdade. Os grandes animais foram levados para a zona rural, em um espaço adequado.

A ocorrência policial será encaminhada ao Ministério Público e para a Supram (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), para as providências devidas.

Quem tiver conhecimento de casos semelhantes, de maus-tratos a animais domésticos, apreensão de pássaros em gaiolas, caça de animais silvestres, desmatamento e outros pode denunciar na Polícia Militar do Meio Ambiente pelos telefones: (35) 3829-2110 ou (35) 3829- 2100, não é necessário se identificar, a denúncia pode ser anônima.




Fonte: Jornal de Lavras/MG