UFMG é uma das 400 melhores universidades do mundo

A instituição mineira subiu no ranking das 500 mais conceituadas, que tem a norte-americana Harvard na primeira posição. Entre as brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) está à frente e aparece entre as 150 em destaque da lista mundial de 2016




A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está entre as três instituições de ensino superior do país na faixa que agrupa as 301 a 400 melhores do mundo, conforme o Ranking Acadêmico das Universidades de Classe Mundial (ARWU) de 2016. Na edição passada, a universidade mineira estava no grupo entre 401 a 500.

Desde 2003, o ARWU lista as melhores 500 instituições de ensino superior do mundo. A norte-americana Harvard University lidera a lista, com a nota 100, pontuação máxima nos critérios para confecção do ranking. Em segundo, a Stanford University, também dos Estados Unidos, atingiu 74,7 pontos.
A Universidade de São Paulo (USP) é a mais bem colocada das instituições do Brasil e aparece na lista do grupo 101 a 150. Na lista da faixa de 301 a 400, primeiro aparece a UFMG, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Entre 400 e 500, vêm a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Campinas (Unicamp).

O ranking da 500 melhores universidades mundiais considera critérios como qualidade na educação, premiações alcançadas pelo corpo docente, publicações nas revistas Nature e Science e publicações indexadas nas áreas de ciências sociais.


Fonte: em.com