Parmesão d´Alagoa – o queijo da Serra da Mantiqueira

Uma preciosidade: o queijo parmesão fabricado na cidadezinha de Alagoa , localizada no ponto mais alto da Serra da Mantiqueira/MG.




Alagoa começa já no alto da Serra da Mantiqueira. Duas estradas levam ao município: a rodovia serpenteada por curvas fechadas que vem de Itamonte ou a curta via antiga de terra que liga o município a Aiuruoca. A pequena cidade no Sul de Minas poderia continuar escondida por anos sem ser notada, se não fosse por um detalhe valioso: seus moradores guardam a receita centenária de um queijo parmesão que não existe em nenhum outro lugar.

Sabor marcante, intenso, sal no ponto certo, muito aromático e diferente do parmesão tradicional, características estas que confirmam como é especial o leite produzido na Serra Altas da Mantiqueira – a qualidade das pastagens, o clima frio do alto da serra. Um verdadeiro queijo de “terroir” considerado patrimônio cultural pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA.

Apesar de ser conhecido como “parmesão” o queijo d´Alagoa é um queijo artesanal produzido com leite cru, e não leva o nome de Parmesão, que é uma exclusividade dos produtos fabricados na Itália com DOC (Denominozione di origine controllata- Itália). O nome correto d queijo este é “Queijo Alagoa”.




Queijo Artesanal Alagoa

Este queijo é elaborado artesanalmente com leite-cru (não pasteurizado) nas montanhas altas e frias de Alagoa, a mais alta das Terras Altas da Mantiqueira, Caminho Velho da Estrada Real.

Características: Sabor levemente picante e forte de gosto, intenso e persistente na boca. Aromas de ervas frescas e lácteos.

Vencedor em 1º Lugar do Concurso O MELHOR QUEIJO DE ALAGOA-MG em 2014

Medalha de Bronze no Prêmio Queijo Brasil 2014