Único estado a criar um grupo intersetorial dedicado a desempenhar ações para a realização dos Jogos Rio 2016, Minas Gerais atraiu 18 delegações para treinos e aclimatação, recebeu dez partidas do Torneio Olímpico de Futebol e se tornou referência para a província japonesa de Yamanashi, que fica próxima a Tóquio, próxima sede da competição. Essas conquistas foram comemoradas ontem pelo secretário de Estado de Esportes e coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016, Carlos Henrique, durante entrevista à Rádio Band News Belo Horizonte.
“Os Jogos criaram oportunidades no cenário esportivo, cultural, educacional. Além disso, os convênios que foram firmados entre as delegações e os Centros de Treinamento (CTs), como dos britânicos com a UFMG, contribuíram para o intercâmbio de conhecimentos e a melhoria da infraestrutura esportiva”, ressalta o secretário Carlos Henrique.
Atletas mineiros. Além do legado, os resultados alcançados pelos esportistas nascidos em Minas Gerais também foram destacados na imprensa. Os portais Sou BH e Superesportes detalharam como foi a trajetória deles nos Jogos Rio 2016, que obteve quatro medalhas: Ricardo Lucarelli e Maurício Souza (voleibol), Uílson Pedruzzi (futebol) e Maicon Siqueira (taekwondo).
Fonte Minas 2016
Foto: Renata Silva/SEESP.