6º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas



Carrancas é conhecida pelas 30 cachoeiras mapeadas. Mas enfrentar água gelada no inverno é dureza. Por isso, a cidade, distante 80 quilômetros de São João del-Rei, investe em outra atividade durante a estação mais fria do ano, a gastronomia

Tentações divinas movimentam Carrancas na estação mais fria do ano, quando as cachoeiras só compõem cenário (Foto: Festival Gastronômico de Carrancas)
Tentações divinas movimentam Carrancas na estação mais fria do ano, quando as cachoeiras só compõem cenário (Foto: Festival Gastronômico de Carrancas)
O “6º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas” jorra delícias da culinária local e mineira entre os dias 21 e 24 de julho. Além disso, as pessoas vão poder pôr a mão na massa, com diferentes workshops. Toda programação é gratuita.
Com fogão à lenha montado em frente à Igreja Matriz, na Praça Manoel Moreira, difícil mesmo vai ser resistir às tentações preparadas por cozinheiras da cidade e chefes de Belo Horizonte.



Segundo o presidente da Associação Carranquense de Empreendedores do Turismo (Acetur), Claudinei Palma Sotta, o Festival não definiu um prato tema. A aposta é na variedade de sabores.

“Cada tenda vai apresentar um prato, por isso é bem diversificado. Tem massas, peixes, carnes, feijão tropeiro, salgados e, para espantar o frio de julho, até coquetéis feitos com a mais pura cachaça mineira”.

Sotta explica que o Festival de Culinária foi uma alternativa à baixa temporada do turismo ecológico durante o inverno.

“Nosso objetivo é justamente este: conseguir superar a sazonalidade estimulando o turismo de inverno. Nossa pretensão era expandir o evento ainda mais este ano, mas por conta da crise não foi possível. No entanto, para 2017, queremos triplicar de tamanho do evento que nasceu em 2010”, afirma Sotta.

A expectativa é que durante os quatro dias do Festival de Culinária passem pela cidade seis mil turistas.


Reportagem: Douglas Caputo
http://uainoticia.com.br/2016/06/30/carrancas-aposta-em-festival-gastronomico-durante-invern
o/