SAMU regional acompanhará o trajeto da chama olímpica



UM ORGULHO 192...

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas, que gerencia o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), recebeu o honroso convite por parte da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, para compor com sua equipe de médicos, enfermeiros e condutores - socorristas, o comboio oficial da rota de revezamento da chama olímpica, o mais importante símbolo das Olimpíadas Rio 2016.

A tocha olímpica já está circulando pelo país e chegará ao Estado de Minas Gerais, na cidade de Araguari, no próximo dia 07 de maio, finalizando o percurso mineiro no dia 16 de maio no município de Muriaé, percorrendo os seguintes municípios mineiros: Araguari, Uberaba, Araxá, Serra do Salitre, Patrocínio, Patos de Minas, Varjão de Minas, Pirapora, Montes Claros, Bocaiúva, Couto de Magalhães de Minas, Diamantina, Biribiri, Curvelo, Datas, Serro, Guanhães, Governador Valadares, Naque, Coronel Fabriciano, Itabira, Ouro Preto, Itabirito, Inhotim, Betim, Contagem, Belo Horizonte, São João Del Rei, Tiradentes, Barbacena, Juiz de Fora, Bicas e Muriaé.
Serão mais de 300 cidades em todo o país, em 90 dias e percorrerá cerca de 20 mil quilômetros, passando por todos os Estados, que se iniciou, no dia 03 de maio, em Brasília, e terminará em 05 de agosto, data oficial da abertura dos jogos, na cidade do Rio de Janeiro.

A equipe CISSUL/SAMU irá tripular uma Unidade de Suporte Avançado (USA) composta de equipamentos para atendimento de terapia intensiva (UTI) e sairá da Central de Regulação em Varginha, no dia 06 de maio, por volta das 14 horas, se descolando para a cidade de Araguari, onde se encontrará com o comboio oficial.

Os profissionais do CISSUL/SAMU que irão tripular a viatura durante todo o período de revezamento da chama olímpica são: os médicos: John Patrick Taves e José Fábio Capozzi; os enfermeiros: Bruna Toledo e Sávio Souza Bueno e os condutores – socorristas: Anderson de Paula Pereira e Silvio Barbosa Gomes e Silva.

Ainda mais orgulhosos, destacamos a participação do professor Telmo Lúcio Pereira, da cidade de Itajubá, no Sul de Minas, que irá conduzir a tocha olímpica durante o revezamento no Estado. Telmo foi indicado por ser exemplo de superação. É o único professor deficiente – auditivo da América Latina que fala, inclusive inglês fluentemente e dá aulas para alunos não deficientes. Ele possui três faculdades de licenciatura: história, educação física e informática. Detalhe: trabalha nessas três áreas. Tem em seu currículo, mais de 100 projetos ligados à área do esporte, cultura e lazer. E já foi premiado no Brasil e no exterior e também recebeu elogios de uma famosa apresentadora de televisão norte-americana. Esse professor é um verdadeiro exemplo de superação, pois apesar de ser surdo, estudou, batalhou, fez concurso público e hoje é um dos mais respeitados educadores de Minas Gerais e do Brasil. Em Minas Gerais ganhou todas as medalhas possíveis.

O CISSUL/SAMU em nome do seu Presidente João Paulo Ribeiro e de seu Secretário Executivo Jovane Ernesto Constantini, honrosos pelo agraciamento de sua equipe em fazer parte do comboio oficial do revezamento da chama olímpica, agradecem imensamente a Secretaria Estadual de Minas Gerais pelo convite e desejam boa sorte a todos os seus profissionais.

Fonte: SAMU Varginha