Parque Marimbeiro, em Cambuquira, foi revitalizado

Governo investiu mais de meio milhão de reais nas obras de revitalização 





O Parque do Marimbeiro, na cidade de Cambuquira, Sul de Minas, foi recuperado com recursos do Governo do Estado de Minas Gerais ( Codemig ), em maio de 2016.

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) investiu cerca de R$ 538 mil na reforma.

As intervenções foram a recuperação das instalações elétricas, a restauração da fonte medicinal do Marimbeiro e da sede administrativa. Sanitários, bancos, calçadas e obras de paisagismo também passaram por reparos.

Preservação

O Parque do Marimbeiro fica há dois quilômetros de Cambuquira, tem área de mais de 3,5 mil metros quadrados e recebe cerca de 300 visitantes nos dias úteis e o dobro nos finais de semana.

Uma das atrações mais importantes é o Parque das Águas, uma importante fonte de renda do município. Suas aguas minerais (ferruginosa, alcalina, magnesiana, sulfurosa, gasosa e com lítio), são famosas pelas propriedades medicinais.

História

O nome do parque, "Marimbeiros", corresponde a certo tipo de árvore frondosa, da família do tamarindeiro, que existia no local. Quanto à fonte medicinal do parque, registros indicam que já era conhecida desde o início do Século XVIII. A captação planejada das águas minerais e a classificação ocorreram somente em 1915, pelo chefe de Laboratório de Análises do Estado de Minas, o químico Dr. Alfredo Schaeffer. A fonte com seis bicas possui vazão total de quase 40 mil litros, por dia, de águas alcalino-gasosas e férreas.
Com informações Agência Minas
Fotos: Cambuquira online