Lama que escorreu após rompimento de adutora chega a Pouso Alegre, MG

Terra estava em tubulação de hidrelétrica desativada em Cambuí.
Cerca de 3 milhões de litros de água foram comprometidos no Rio do Peixe.

A lama que escorreu pelo Rio do Peixe depois do rompimento de uma adutora em Cambuí(MG), nesta terça-feira (4), passou pelo Rio Itaim e avançou pelo Rio Sapucaí, chegando em Pouso Alegre (MG) na tarde desta quarta-feira (5).

Técnicos da Copasa estão acompanhando a situação e vão intensificar análises da água que chega à estação de tratamento do bairro Chapadão para avaliar as condições para o tratamento. Caso seja verificado que a água está imprópria para consumo, a captação e o tratamento serão suspensos no local.

O Rompimento
O rompimento da adutora aconteceu em uma hidrelétrica desativada na zona rural de Cambuí(MG). A terra que estava em cima da tubulação foi parar no Rio do Peixe, um dos locais de captação, e comprometeu três milhões de litros de água usados no abastecimento dos moradores da cidade.

A água abastece 30% das casas de Cambuí e todas as casas do Distrito de Rio do Peixe, que pertence ao município. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município disse que irá tomar medidas para tentar recuperar o abastecimento de água no rio.

Em nota, a Prefeitura de Cambuí disse que uma equipe técnica do Saae esteve no local para fazer reparos na adutora e que a tubulação deve ser refeita. O trabalho deve levar cerca de 20 dias. A prefeitura pediu ainda que os moradores economizem água enquanto o fornecimento não é normalizado.
  •  
Adutora rompe e compromete abastecimento de água em Cambuí (Foto: Reprodução EPTV)Adutora rompe e compromete abastecimento de água em Cambuí (Foto: Reprodução EPTV)
Fonte: G1 Sul de Minas/EPTV