Saúde investiga 1º caso suspeito de febre chikungunya em Andradas

Mulher de 22 anos é de Pernambuco e está na cidade desde fevereiro.
Ela contou que procurou pronto-socorro três vezes e exames foram feitos.



A Secretaria de Saúde de Andradas (MG) investiga um caso suspeito de febre chikungunya na cidade. A paciente é uma mulher de 22 anos que saiu do município de São Bento do Una (PE) para trabalhar no município mineiro. Caso seja confirmado, esse pode ser o primeiro caso de doença na região.

O caso está sendo examinado na Fundação Ezequiel Dias (Funed), mas pelos sintomas apresentados pela paciente, a suspeita é que ela esteja com a doença. Este seria um caso importado.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daniele Cazaroto, a paciente já foi medicada e a vigilância já tomou as medidas de bloqueio da doença. “Ela relatou que sentiu os sintomas em Pernambuco, no início do ano, mas veio para cá, não tinha feito nenhuma exame e procurou nosso atendimento. Como os sintomas se enquadravam e ela vem de um local onde há circulação, resolvemos fazer todos os exames para comprovar”, comentou.

A mulher disse que está em Andradas desde o dia 7 de fevereiro e que mudou-se para a cidade para procurar trabalho. Ela disse ainda que os médicos de Pernambuco já suspeitavam da doença por causa dos sintomas: vômito, febre alta acima dos 39 graus e dores nas articulações.

Ela contou que em Andradas procurou três vezes o pronto-socorro da Santa Casa, reclamando de dores nas pernas, costas e no pescoço. No local, foi coletada a amostra de sangue e enviada para o laboratório em Belo Horizonte (MG). No entanto, ela disse também que parou de tomar o analgésico há quatro dias e que já se sente melhor.
  •  
Autoridades investigam caso suspeito de chikungunya em Andradas (Foto: Reprodução EPTV)Autoridades investigam caso suspeito de chikungunya em Andradas (Foto: Reprodução EPTV)
Fonte: G1 Sul de Minas/EPTV