A internet é um dos meios que os golpistas mais usam para lesar pessoas
(Imagem ilustrativa extraída do blogbraga.com)
A Polícia Civil de Minas Gerais distribuiu nota de alerta à população sobre um golpe que está sendo aplicado nas pessoas que estão em busca de empregos. De acordo com a nota, embora não seja incomum, esta armadilha permanece como uma prática de golpistas, que se aproveitam de momentos de dificuldade e fragilidade das pessoas para agir. Como resultado, a vítima, ludibriada, acaba por realizar pagamentos, mesmo sem ter condições financeiras.
O golpe consiste em oferecer vagas de empregos em sites da internet, a pessoas se cadastra e supostamente consegue uma vaga, para ela procurar o "empregador" tem que pagar uma taxa, que pode ser de R$ 50 ou R$ 100, à "empresa" que agenciou a vaga de emprego.
A promessa é de pagar pela vaga agenciada e mediante o pagamento ela recebe uma carta de indicação e o emprego está garantido. Acontece que as pessoas pagam e não recebem nada, isso porque a empresa contratante e a empresa que agenciou o suposto emprego não existem.
A Polícia Civil recomenda sempre pesquisar as empresas que oferecem vantagens de empregos fáceis e também aquelas que oferecem cursos rápidos para conquistar vagas. Outro ponto que deve ser observado, segundo a PC, é a exigência de pagamento prévio em troca de emprego.
Fonte: Jornal de Lavras