Caxambu elege suas candidatas ao Miss Prisional 2016

Vencedoras representarão a cidade na fase regional do concurso, em Três Corações, MG.



Na última quinta-feira (17/03), os tradicionais uniformes vermelhos que vestem as detentas sob custódia do Estado foram substituídos por vestidos de festa; sandálias de salto alto, em lugar de chinelos de borracha. Foi assim que 11 das 90 detentas desfilaram beleza e graça na unidade prisional de Caxambu.

O concurso de beleza organizado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) vai escolher, em junho, a detenta mais bonita de Minas Gerais. A seletivas acontecem em todo Estado. Dia 29 próximo, será realizada na cidade de Três Corações, a seletiva regional, de onde sairá a representante do Sul de Minas. Em junho, as finalistas de cada região (Triângulo, Zona da Mata, Sul de Minas, Norte de Minas e Vale do Rio Doce) vão concorrer ao título de Miss Prisional 2016, durante evento no pátio de banho de sol do Complexo Penitenciário Estevão Pinto, em Belo Horizonte.
Sete jurados irão avaliar as detentas. Será eleita aquela que se destacar nos quesitos beleza, simpatia, postura, corpo, rosto e desenvoltura. Para participar, as candidatas precisam ter no mínimo 18 anos e no máximo 40 anos, estudar ou trabalhar e ter bom comportamento interno.
Mais que um concurso que destaca a beleza das custodiadas em Minas, o Miss Prisional  tem como objetivo resgatar a autoestima das presas e recuperar a valorização da mulher. O evento também ajuda na humanização, na recuperação, na ressocialização e na readaptação delas para retornar à sociedade e às suas famílias. 

De acordo com o Diretor Geral do Presídio de Caxambu, Rafael Rodrigues Diniz, a unidade possui 90 detentas e todas foram convidadas a participar do Miss Prisional, sendo que 11 delas se inscreveram e treinaram muito até a realização da festividade. "Como se trata de um projeto para recuperação da autoestima e valorização da beleza da mulher privada de liberdade, elas tiveram aulas de passarela, dança e postura; tudo para torná-las aptas para o evento", explicou Rafael Diniz.

Ainda segundo o Diretor da unidade prisional, o resultado foi o ápice do evento, momento de celebração para todos. E as reeducandas Diulian Braga da Fonseca, Thais Alves Garcia de Lima e Jennifer Correa Abel foram eleitas respectivamente terceiro, segundo e primeiro lugar. Agora elas representarão o Presídio de Caxambu nas outras etapas do concurso. "Foi um sucesso! Todas se saíram muito bem e foram aplaudidas pelo público que assistia e também pelas outras reeducandas."
Rafael Diniz credita o sucesso do evento a união, compreensão e boa vontade de todos os envolvidos. " Agradeço a todos os envolvidos, principalmente os servidores que estavam de folga e foram voluntários. Todos que de alguma maneira tornaram este dia tão especial e principalmente para as reeducandas, que buscam sua reinserção na sociedade. O meu mais sincero obrigado e que Deus esteja com todos nós, finalizou."








Crédito fotos:  Rafael Diniz