Médicos voltam a ser presos na 'Máfia dos Órgãos' em Poços, MG

Justiça determinou a prisão de dois profissionais condenados em 2013.
MP investiga 9 casos de suposta retirada ilegal de órgãos desde ano 2000.



Dois médicos foram presos nesta quinta-feira (25) em Poços de Caldas (MG) suspeitos de integrar a suposta “Máfia dos Órgãos”, como ficaram conhecidas as investigações de nove casos de retirada e transplante irregular de órgãos de pacientes na Santa Casa do município mineiro a partir do ano 2000. Os médicos Cláudio Rogério Carneiro Fernandes e Celso Roberto Frasson Scaffi foram detidos e levados para o Presídio de Poços de Caldas.

Esta é a terceira vez que Cláudio Rogério Carneiro Fernandes é preso. As demais prisões foram por outros casos, como o “Caso Pavesi”. Já Celso Scafi foi preso pela segunda vez.

O pedido de prisão foi expedido pela juíza da 1ª Vara Criminal, Tânia Maria de Azevedo. De acordo com a Justiça, isso só aconteceu porque o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, no último dia 17 de fevereiro, a prisão de réus que já tenham sido condenados em 2ª instância.

Os médicos foram condenados em 2013 pela remoção e suposto tráfico de órgãos e tecidos do pedreiro José Domingos de Carvalho, morto aos 38 anos em abril de 2001 na Santa Casa de Poços de Caldas. Este é um dos nove casos investigados na chamada “Máfia dos Órgãos”. Na época, o filho da vítima disse que acreditava que os médicos tinham "matado para fazer dinheiro".

Segundo a Justiça, os profissionais faziam parte de uma equipe médica que removia órgãos e realizava transplantes de forma irregular. Eles recorreram da sentença e respondiam ao processo em liberdade. O advogado José Arthur Di Spirito Kalil, que representa os médicos, informou que já está tomando as medidas necessárias para reverter essa decisão judicial.

Fonte: G1 Sul de Minas/EPTV