Em Guapé, uma festa só com apresentações sertanejas atrai o público.
O sertanejo é um gênero que a cada dia ganha mais espaço no cenário musical. Se há alguns anos, o estilo era dominado por duplas que se apresentavam para um público específico, atualmente, os milhares de admiradores lotam os shows que se tornaram verdadeiras megaproduções.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2015 chamada ‘Tribos Musicais’ aponta que o sertanejo é o estilo mais ouvido nos rádios pelos brasileiros. O levantamento indica que 47% das pessoas escutam o estilo.
E o ritmo tem crescido tanto que invadiu a festa mais tradicionais do Brasil, o Carnaval, que antes era dominado pelo samba e pelo axé. No Sul de Minas, o sertanejo virou atração nos maiores blocos e eventos da região.
Em Santa Rita do Sapucaí (MG), há oito anos o ‘Bloco do Urso’ investe em duplas sertanejas. Nos dois primeiros anos, a organização deu espaço para duplas regionais e, a partir de 2012, as duplas consagradas nacionalmente ganharam espaço na festa.
Em 2016, os foliões terão a oportunidade de prestigiar os shows de Henrique & Diego e de Humberto & Ronaldo, no domingo (7). Na terça-feira (9), grande atração é uma das duplas mais conhecidas da atualidade, Jorge & Matheus.
Segundo a organização, todos os anos, antes e depois do Carnaval, é feita uma pesquisa para medir a preferência do público que frequenta o bloco. E o sertanejo é o estilo mais pedido. Para o sócio e diretor de produção do bloco, Daniel Souza, a miscelânea de ritmos só faz a festa mais especial.
Na cidade de Muzambinho (MG), há cinco anos o bloco ‘Vermes e Cia’ também tem apostado no sertanejo levando em consideração a aceitação do público. De acordo com a organização, o bloco tem o cuidado de entender o que as pessoas têm consumido de música sertaneja, quais os artistas estão em maior evidência na região e os lançamentos futuros que provavelmente emplacarão hits de sucesso no país.
“Este ano teremos axé, sertanejo, pagode, samba, eletrônico. Precisamos atender as diferentes tribos e, hoje, o público do sertanejo é bem eclético. Era o axezeiro, que também é sertanejeiro e eletrônico. A música está livre de rótulos e preconceitos e alcança todo o público”, afirma o produtor executivo do ‘Vermes e Cia’, Pedro Pioli.
Certa do grande sucesso da música sertaneja na região, a organização do bloco traz para o Carnaval deste ano, três grandes atrações. A dupla Henrique & Juliano se apresenta no domingo. Na segunda-feira (8), é a vez de Henrique & Diego animar a galera e no último dia de folia, terça-feira, Bruno & Barreto comandam o som da noite.
Na cidade de Lambari (MG), o bloco ‘Hard Roça’ também entrou na onda dos sertanejos. Das quatro atrações de 2016, duas são do gênero. A dupla Thaeme e Thiago agita o sábado (6) e Bruno & Barreto se apresentam na segunda-feira.
De acordo com o sócio do bloco, Thiago Aley este é o terceiro ano que cantores sertanejos também são incluídos nas atrações. Ela afirma ainda que a grande procura do público fez com que a organização apostasse no gênero.
Carnaval exclusivamente sertanejo
Em Guapé (MG), uma festa só com apresentações sertanejas chamada ‘Sertanejo ao pör-do-sol’ é o grande diferencial da cidade. Nos quatro dias de folia, cantores sertanejos conceituados vão se apresentar em um espaço cercado pelo Lago de Furnas. O sertanejo de raiz será representado pelos cantores Sérgio Reis e Roberta Miranda que serão as atrações de sábado (6) e terça-feira.
No domingo, a dupla mineira César Menotti & Fabiano comanda a festa e o cantor Bruno (que faz dupla com Marrone) é a atração da segunda-feira. De acordo com a assessoria de imprensa do evento, a organização tem certeza de que está no caminho certo, pois está ciente da preferência dos brasileiros pelo estilo musical.
“Nós sempre trabalhamos com vários artistas e de vários estilos musicais, mas é claro, que um carnaval todo voltado para o mundo sertanejo é novidade. Arriscamos e percebemos claramente o quanto o público tem gostado dessa novidade”, afirma.
A festa acontece no Restaurante Pier JTR (Terramare Península). Vendas de mesas e informações podem ser obtidas pelo site www.descubraterramare.com.br.
Fonte: G1 Sul de Minas