Doutor Multas: Simulado do Detran: dicas para se dar bem em todas as etapas!



A carteira de motorista é o sonho de muita gente. Para quem deseja se tornar motorista neste ano, reunimos algumas dicas para ajudar você a se dar bem.

Para obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o candidato passa por quatro fases: avaliação psicológica, exame físico e mental e exame prático de direção.

Cada uma dessas etapas é fundamental para que o motorista tenha segurança ao assumir o volante em via pública.

A avaliação psicológica





Ao iniciar o processo, o candidato passará primeiro pela avaliação psicológica, que deve ser agendada logo depois de dar abertura no processo em um centro de formação de condutores habilitado pelo Detran de seu Estado. Nesta avaliação, serão feitos uma entrevista e testes psicológicos.

Para esta etapa, a dica é exercitar a mente com palavras cruzadas e muita leitura, pois a avaliação psicológica tem a finalidade de identificar a capacidade de atenção, raciocínio lógico, memória e personalidade.

Exames físicos



Já a segunda etapa, de exame físico, acontece junto ao processo de avaliação psicológica e tem por objetivo verificar as condições de saúde para conduzir um veículo. Esta fase analisa a capacidade visual, força muscular, coordenação motora, pressão arterial, entre outros.

A dica é que o candidato mantenha cuidados básicos com seu corpo, como alimentar-se corretamente e praticar exercícios. Também é importante não mentir sobre uso de óculos e eventuais problemas de visão, pois eles serão detectados pelo profissional e isso pode acarretar em um atraso no processo de habilitação.

Se for considerado apto na avaliação psicológica e no exame de aptidão física e mental de direção, o futuro motorista fará as aulas no Centro de Formação de Condutor e, na sequência, o exame teórico de direção e, por fim, a prova prática.

Exame Teórico





O exame teórico é realizado pelo computador e são abordados conhecimentos em legislação de trânsito, normas de circulação e conduta, infrações, penalidades, noções de primeiros socorros, meio ambiente e convívio social no trânsito. A prova tem tempo máximo de 50 minutos e o candidato deve acertar no mínimo 21 das 30 questões.

Nesta fase, a dica é se preparar: sites de Detrans do Paraná e São Paulo, por exemplo, oferecem simulados de provas teóricas.

Exame Prático





A última etapa é o exame prático. Apesar de temida, pode ficar mais simples se o medo e ansiedade forem trabalhados.

Em primeiro lugar, o futuro condutor precisa estar seguro para transitar com o veículo, além de conseguir fazer uma boa baliza dentro do tempo limite, sem pegar a roda no meio-fio.

Caso não esteja se sentindo pronto, o ideal é não se apressar: se puder, adie o teste e pegue algumas aulas extras, até que tenha conseguido dominar a baliza dentro do tempo e se sinta seguro para então realizar a prova prática.

Além da baliza, é importante prestar atenção na sinalização de manobras e no controle dos pedais para que o carro não apague nas mudanças de marcha em paradas, pois estas são algumas das principais falhas que levam à reprovação de muitos candidatos.

Outra dica, se for possível escolher, é ser um dos primeiros a fazer o teste. O tempo de espera e a reação das pessoas que já fizeram o exame podem causar medo, insegurança e comprometer o desempenho. Para este problema, o ideal é fechar olhos e ouvidos para a ansiedade dos outros candidatos e focar no que foi treinado durante as aulas práticas.

O percurso





Ao entrar no veículo, o futuro motorista deve ficar atento a alguns itens obrigatórios, e, para não esquecer de nada e acabar perdendo pontos, a sugestão é criar uma sequencia na cabeça:

– Antes de dar a partida, é preciso ajustar o banco, os espelhos retrovisores externos e interno e colocar o cinto de segurança. Depois deve-se ligar o motor, soltar o freio de mão, engatar a primeira marcha e dar a seta, sinalizando que vai se mover para a lateral. É necessário, também, observar a via para checar se existe condições de sair de forma segura. Caso estejam passando veículos, pedestres ou ciclistas, por exemplo, é preciso esperar.

A legislação federal de trânsito indica que a baliza deve ser completada em até cinco minutos ou três tentativas dentro desse limite de tempo. Se o automóvel ficar torto e ainda sobrar tempo, não tenha medo de arrumá-lo dentro da vaga. Na hora de sair, é possível dar ré, se necessário, até que o carro fique em boa posição para sair da vaga. O candidato não pode esquecer de ligar a seta, virar o volante e olhar no espelho retrovisor. A sinalização também deve ser usada para entrar e sair do meio fio.

Também é importante prestar atenção nas lombadas e nas valetas. Quando for passar por elas, é necessário reduzir a velocidade e a marcha.

Ao final da prova, será preciso estacionar o veículo no lugar indicado – o que é muito simples: ligue a seta para encostar, pise no freio suavemente e depois na embreagem até que o carro pare, puxe o freio de mão, coloque o veículo em ponto morto e desligue-o.

Seguindo estas dicas, só resta comemorar a aprovação da tão sonhada CNH!

Mas fique atento: após a aprovação, o condutor recebe uma carteira provisória, válida por um ano, quando é expedida a carteira definitiva.

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