Caxumba também está preocupando as autoridades mineiras de saúde

Dengue, chikungunya, zika vírus e, agora, caxumba, mais uma preocupação para a população




A situação dos mineiros no que tange a saúde não é nada boa, estamos vivendo um surto de dengue, chikungunya e a terrível zika vírus, acontece que as autoridades estaduais de saúde têm agora mais uma preocupação: Minas Gerais está em alerta para outra enfermidade, a caxumba.

Em 2014 o Estado registrou o maior número de da doença nos últimos nove ano. Em 2015, segundo dados divulgados esta semana pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram 3.810 mil casos, isso representou quase seis vezes mais que 2014. Este ano já foram notificados diversos casos no Estado, o que fez com que as autoridades notificassem as regionais de saúde de todo o Estado para fazer a comunicação imediata a Secretaria quando for registrados casos de caxumba nas cidades sob suas jurisdições.

A doença, que antes era comum em crianças, vem atingindo cada vez mais a população jovem e adulta que não recebeu a segunda dose da vacina, incluída no calendário infantil somente a partir de 2004. Desde então, os bebês são vacinados aos 12 e aos 15 meses, com a primeira e a segunda dose, respectivamente. É sabido que grande parte da população (jovem e adulta) de hoje não tomou a segunda dose da vacina, que seria a única forma de prevenir a doença.



Fonte: Jornal de Lavras