Festa nos quatro cantos de MG

Em diferentes pontos do Estado, cidades preparam Carnavais para atrair verdadeiras multidões





Se você é declaradamente um apaixonado por Carnaval, no próximo sábado a uma hora dessas já estará se preparando para a folia ou se recuperando da diversão na noite anterior. De norte a sul, de leste a oeste, os foliões mineiros e os turistas poderão curtir festas embalados pelos mais diversos ritmos, nos quatro cantos do Estado. E cidades com tradição no Carnaval mostram que, independentemente do estilo, a festa em Minas Gerais é garantida.

Em Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, a proximidade geográfica com a Bahia trouxe para a folia local os acordes do axé e do arrocha. Neste ano, dois trios elétricos receberão os shows de artistas nacionalmente conhecidos, como o ex-vocalista do grupo Terra Samba, Reinaldinho, e Gilmelândia, que comandava a Banda Beijo. A cidade, que terá ainda blocos de rua e shows de samba, deve receber 20 mil foliões por dia. “Minas Novas tem a tradição do axé e é considerada um dos melhores Carnavais da região. Tanto que esperamos 60 mil turistas, duas vezes a população da cidade”, diz o secretário de Cultura, Adão Domingos.

A mais de 880 km dali, no Sul do Estado, São Lourenço também aposta em uma festa diversificada, que inclui blocos de rua, trio elétrico e estilos musicais diversos. O evento mais tradicional da cidade é o desfile do Bloco do Pijama, na sexta-feira de Carnaval, em que os foliões vão para as ruas usando roupas de dormir. No ano passado, o grupo arrastou 20 mil pessoas. “É o nosso 29° ano, e somos considerados a abertura oficial do Carnaval do Sul de Minas. Teremos dois trios elétricos, e o pessoal vem em peso nos ver, incluindo uma grande quantidade de cariocas”, diz o organizador do bloco, Lucélio Pimentel Noronha.




E por falar em cariocas, um dos ritmos que fazem muito sucesso no Rio de Janeiro é o mesmo que dominará a festa em Guarani, na Zona da Mata. A prefeitura investiu em várias atrações locais que tocam o estilo musical e que farão a festa dos 10 mil foliões esperados nos shows que acontecerão entre os dias 4 e 9 de fevereiro. “É o estilo de música que a população gosta, então é o que a prefeitura vai investir. Teremos nossos bloquinhos e escolas de samba, mas o pagode é o que mais agrada”, revela a diretora de comunicação da Prefeitura de Guarani, Aline Oliveira.

No Triângulo Mineiro, o sertanejo é um dos ritmos que vão dominar a folia em Campina Verde, uma das principais festas da região. Durante os cinco dias de folia, dez bandas agitarão os 25 mil foliões que são esperados. A Prefeitura de Campina Grande investiu ainda em uma tenda com música eletrônica.

Sem folia

Cancelado. Timóteo, no Vale do Aço, não terá Carnaval em 2016. A prefeitura comunicou que a folia foi cancelada, mas não justificou o motivo. Pelo menos outras dez cidades mineiras já suspenderam o Carnaval.

Campanha contra o abuso infantil

Para alertar a população sobre o risco de abusos e exploração sexual a que crianças e adolescentes estão expostos, especialmente durante o Carnaval, o governo federal lançou nesta sexta uma campanha que será realizada em todas as capitais brasileiras e em outras 15 cidades turísticas consideradas centros carnavalescos.

A mobilização destaca o Disque 100 como o principal canal de recebimento de denúncias, além dos Conselhos Tutelares.

BH e região no aquece da folia

Belo Horizonte e região metropolitana terão um fim de semana recheado de ensaios de blocos de rua. Na capital, o esquenta vai acontecer em diversos bairros e promete agitar todos os foliões.

Há 41 anos fazendo a festa dos belo-horizontinos, a Banda Mole entra em cena às 13h, neste sábado, na avenida Afonso Pena, entre as ruas da Bahia e Guajajaras, no centro da capital. Dois trios elétricos com shows diversos vão desfilar pelo trecho. A principal atração neste ano é o grupo carioca AfroReagge, que chega a atrair 1 milhão de pessoas no Carnaval do Rio de Janeiro.

Como de costume, a Banda Mole elege todo ano um tema e, em 2016, será “41 anos sem crise”. “É uma brincadeira nossa. Já tivemos grandes problemas para fazer o Carnaval, dificuldades financeiras, entre outras questões. Mas sempre conseguimos desfilar e fazer a alegria dos belo-horizontinos”, afirma o coordenador geral da Banda Mole, Curu Lima.

Concurso. Para quem é fã das tradicionais marchinhas carnavalescas, a boa pedida deste sábado é a final do Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, que acontece a partir das 19h no Mercado Distrital do Cruzeiro, no bairro de mesmo nome, na região Centro-Sul da capital. O valor da entrada é de R$ 12 e quem for fantasiado paga meia-entrada.

Em Contagem, na região metropolitana, as marchinhas campeãs do Carnaval da cidade serão apresentadas a partir das 18h, na praça da Glória, no bairro Eldorado. A cidade terá durante todo o dia eventos de pré-Carnaval.

Fonte: Jornal O Tempo