Chega a 45 o número de cidades mineiras afetadas pelas chuvas

Em Lambari, no Sul de Minas, 90 famílias foram desalojadas por conta da cheia do rio Mumbuca; sete municípios estão em situação de emergência; três municípios, em estado de calamidade pública



GUSTAVO LAMEIRA

Chega a 45 o número de cidades mineiras atingidas pela chuva, conforme boletim da Defesa Civil Estadual divulgado nesta quinta-feira (28). Lambari, na região Sul, e Juvenília, no Norte do Estado, entraram para lista nessa quarta (27). Sete municípios estão em situação de emergência.

Segundo a Prefeitura de Lambari, 210 famílias foram cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social em função da forte chuva que atingiu a região no último dia 16, e que fez transbordar o rio Mumbuca. Pelo menos 90 famílias ficaram desalojadas e foram abrigadas por vizinhos, parentes e amigos. O bairro mais afetado foi o Corte de Pedra, onde três casas foram interditadas por risco de desabamento.

Muitos dessas pessoas, porém, tiveram a situação amenizada pelas doações de comida, roupas, material de limpeza e higiene pessoal e até móveis arrecadados pela prefeitura.

Calamidade Pública

Ferros, na região Central, Inconfidentes e Cristina, no Sul de Minas decretaram estado de calamidade pública em decorrência das chuvas e inundações.

Duas mortes já foram registradas desde o início do período chuvoso (2015/2016): no dia 1º deste mês, um homem de 37 anos foi vitimado por descarga elétrica em Belo Horizonte. No dia 23 de novembro, um homem de 30 anos foi levado pela enxurrada em Montes Claros, no Norte de Minas. Ainda segundo o boletim, sete pessoas ficaram feridas. Ao todo, 3.029 pessoas ficaram desalojadas e 316 desabrigadas.

Fonte: Jornal O Tempo