Com a continuação das chuvas na região rio Verde volta ser monitorado

O volume de águas do rio Verde permanece estável

Devido à continuação das chuvas em São Lourenço e região, desde a noite de quinta-feira (28), o monitoramento do volume das águas do rio Verde está sendo feito pelo Saae, na Estação de Tratamento de Água (ETA).
A prefeitura está em contato direto com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Militar, que informam que, nos municípios que se situam na cabeceira da bacia do Rio Verde, não foi constatada nenhuma anormalidade. Nesses locais, choveu à noite e continua chovendo com a mesma intensidade com que chove em São Lourenço.
Segundo informações do Saae, embora o volume de águas tenha subido 25cm das 7h até às 11h, a situação é considerada normal para o período chuvoso. Para que aconteça algo semelhante ao que ocorreu há 12 dias, seria necessário que subisse cerca de mais 5m, o que ocorreria somente com um volume de chuvas semelhante ao daquele período na cabeceira do rio Verde.
De qualquer maneira, o monitoramento está sendo feito e as informações serão amplamente divulgadas.

O volume de águas do rio Verde parou de aumentar no início da tarde. De acordo com o monitoramento do Saae, realizado na ETA, a situação é de estabilidade. A subida do nível, na parte da manhã, se justifica pelas chuvas mais intensas que caíram na noite anterior em toda a cabeceira da bacia. A chuva fraca, mesmo contínua, não altera o volume das águas porque, por enquanto, o escoamento está ocorrendo com rapidez.
De acordo com informações obtidas na parte da tarde, nas cidades de Itamonte e de Itanhandu, não houve nenhuma alteração no volume de chuvas e nem das águas do rio Verde.
O monitoramento continua e novas informações só serão publicadas caso haja grande alteração ou riscos à população.
O alerta, nesse momento, é somente para moradores próximos a encostas. Existem riscos de desabamentos de barrancos.

Fonte:  Prefeitura de São Lourenço