José Roberto Scolforo, reitor da Ufla, que hoje está entre as 200 do mundo
A publicação que foi divulgada hoje confirma que a Ufla passou a figurar entre as melhores universidades do mundo no dia 30 de setembro, mas a divulgação foi agora com a publicação. Esta é a primeira vez na história da instituição que a Ufla faz parte do seleto grupo das melhores instituições de ensino do mundo.
O ranking que apura as melhores do mundo aplica padrões rigorosos similares ao ranking global, utilizando os mesmos indicadores de desempenho do World University Rankings, examinando os pontos fortes de cada universidade no que tange ao ensino, pesquisa, citações, investimento da indústria e perspectiva internacional. Nesse ranking específico, a metodologia foi cuidadosamente adaptada para refletir melhor as características e as prioridades de desenvolvimento das universidades em economias em desenvolvimento.
O reitor José Roberto Scolforo recebeu a mensagem do editor do THE World University Rankings, Phil Baty, que destacou: "A inclusão da Universidade Federal de Lavras no Brics & Emerging Economies rankings 2016 é uma conquista significativa, já que nós classificamos apenas as melhores universidades de 48 países emergentes. Das instituições avaliadas, apenas 35 países compõe a lista final top 200".
Scolforo disse que a inclusão da Ufla nesse seleto grupo é um orgulho que deve ser compartilhado e celebrado por todos. "É certamente o resultado de muito trabalho de toda a comunidade acadêmica, além de sinalizar que estamos no caminho certo para alcançar posições ainda de mais destaque, nas próximas décadas. Estar neste ranking não é um objetivo em si, mas o reconhecimento público de que estamos seguindo a critérios e métricas estipuladas pela academia internacional", considerou, reforçando: "Temos muito orgulho de fazer parte de um time que faz da Ufla uma instituição cada vez mais qualificada e reconhecida".
O diretor de Relações Internacionais, professor Antonio Chalfun Júnior e o coordenador do Programa de Internacionalização, professor João José Marques, também destacaram o trabalho de todos em diferentes setores, o que levou a Ufla e este patamar das melhores instituições de ensino superior do País e agora do mundo.
Fonte: Jornal de Lavras