Diferente da maioria dos municípios mineiros e brasileiros, Elói Mendes está com as contas em dia, honrando seus compromissos. O pagamento da folha e do 13º salário dos servidores será realizado normalmente. O 13º salário será pago em parcela única nesta sexta-feira (4).
A queda de arrecadação e repasses federais e estaduais prejudicou até serviços na área de saúde, educação e limpeza de todas as cidades. Prefeituras têm adotado medidas para conter os gastos e economizar, reduzindo ou atrasando salários.
Estudos da Associação Mineira de Municípios (AMM) apontam que 89,3% das cidades mineiras estão sem perspectivas financeiras para o pagamento das obrigações trabalhistas do final de ano.
FPM
O Fundo de Participação de Municípios (FPM), verba que chega a cobrir até 90% dos gastos em pequenas cidades, teve a primeira parcela de setembro reduzida em quase 40%. O presidente AMM e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, ressaltou que a crise que o país enfrenta é essencialmente política e a mais grave vivenciada nos 35 anos de vida pública dele.
CNM
Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela que 43% dos prefeitos não vão conseguir fechar suas contas em 2015 e não vão poder pagar o 13º salário dos seus servidores.
De acordo com os dados apresentados, as áreas mais afetadas pelas dificuldades financeiras são Saúde e Educação (3.350 municípios relataram dificuldades nessas áreas).
Informações ASCOM/PMEM