A banda Cartoon, criada em 1995, é uma dos representantes do rock independente mineiro. Sua música, no entanto, há muito ultrapassou as fronteiras do estado. Em 2011 os músicos participaram de uma missão técnica, promovida pelo Sebrae Minas, à Feira da Música de Buenos Aires. Os contatos feitos neste evento começaram a abrir as portas para o mercado externo.
No ano seguinte, foram selecionados para participar do Canadian Music Week, um dos maiores festivais de música do Canadá. Em 2014 conheceram o atual produtor da banda, um americano que contribuiu ainda mais para a internacionalização do grupo. E este ano concluíram uma turnê pela costa oeste dos Estados Unidos, com shows em cidades como Los Angeles, San Diego, San Francisco, Seattle e outras.
Mas a história era bem diferente há 10 anos, quando a Cartoon vivia um momento difícil. “O grupo precisava se renovar. Muitas mudanças no gerenciamento da carreira precisavam ser implementadas, mas os problemas eram tantos que não sabiam nem por onde começar”, afirma Kadhu Capanema, vocalista.
Os músicos começaram a participar do "Programa de Soluções Estratégicas para o Segmento da Música", promovido pelo Sebrae Minas.
Assim conseguiram enxergar com clareza todos os pontos fracos e fortes da banda, que passaram a ver como uma empresa. Identificaram cada um dos problemas, os papeis de cada pessoa (artista, produtor, gestor), fizeram um cronograma indicando soluções, prioridades e os prazos em que cada problema deveria ser resolvido. Por fim, foi elaborado um plano de ações com metas a curto, médio e longo prazos.
“O Sebrae também proporcionou a oportunidade de participar de eventos e feiras internacionais no segmento da música, que ajudaram na divulgação e na compreensão do mercado musical como um todo”, diz Kadhu. Os resultados foram expressivos: 50% de aumento na procura pelos shows, 50% de aumento no valor do cachê e 100% de aumento na receita da banda.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9275/9276