Chuvas elevam nível do Lago de Furnas e atraem turistas no Sul de MG

Pousadas estão com a lotação máxima para a virada do ano na região.
Donos de bares e restaurantes comemoram aumento no volume de água.


Foto Ilustrativa



O volume de chuva dos últimos meses trouxe esperança para donos de pousadas e comerciantes da região do Lago de Furnas, no Sul de Minas. Já é visível a melhora no nível do reservatório e a expectativa é receber os turistas durante as férias de janeiro, já que nos últimos dois anos foi difícil ver todos os leitos ocupados.

Em novembro choveu 325 milímetros, mais que a média histórica aguardada para o período – que seria de 176 milímetros. Em dezembro, até o dia 20, foram 260 milímetros. Só nesses dois últimos meses, Furnas subiu quase quatro metros e está com cerca de 756 metros acima do nível do mar.

O degustador de café, Denival de Oliveira comenta a melhora. “É muito bom ver o nível da água subir, a gente pode usufruir bastante, é muito gratificante pode aproveitar essa paisagem”, disse.

A água tinha recuado quase 5 km em uma pousada banhada pelo Lago de Furnas. Agora, ela já começou apontar e está bem próxima. O que é muito bom para os turistas que gostam de curtir o sossego à beira da represa, como lembrou o empresário Wilson Oliveira. “Como ela estava há dois anos e agora está começando a ter um sinal muito positivo, é fantástico, ano que vem eu volto”, destacou.

A pousada em que ele fica, em Carmo do Rio Claro (MG) já está com todos os quartos reservados para o Revéillon. “A gente vê que a água está chegando e é um motivo para comemorar, mas agora o Ano Novo está com tudo reservado”, disse.

E ele não é o único que comemora. As últimas chuvas colocaram um fim no longo período de baixa para a represa e para os comerciantes também. A água voltando ao nível normal tem atraído os turistas.

O restaurante da Rita Maria da Silva, que fica às margens do Lago de Furnas tem ficado lotado. “A gente mede centímetro por centímetro todos os dias para ver o quanto está subindo”, comentou.

Já no trecho do Lago de Furnas em Fama (MG), a água subiu o suficiente para que as embarcações pudessem voltar a circular com segurança. O piloto de avião Roberto Claudiano aproveitou o período para reformar o barco e a água subiu a tempo para a família aproveitar a virada de ano à bordo do flutuante.

“Está indo bem. São Pedro tem cumprido com a parte dele, a gente que acaba estragando, mas tomara que venha mais chuva para continuarmos navegando, sempre”, pontuou.

Fonte G1 Sul de Minas