Mutirão: TODOS CONTRA A DENGUE EM CAXAMBU




A Secretaria de Saúde de Caxambu em parceria com a Secretaria de Obras e de Meio Ambiente, realizará nos dia 5 e 6 de Novembro (5ª e 6ª-Feira), mutirão de limpeza no bairro Santa Tereza, área onde houve registro de vários casos de dengue durante o ano de 2015. Foram registrados casos em outros bairros da cidade, sendo a maior incidência de casos positivos nesta localidade.
Solicitamos a população do bairro Santa Tereza que recolha todo o lixo e coloque em frente a sua residência nestes dois dias, pois o caminhão da Prefeitura vai passar recolhendo o lixo, evitar colocar o lixo de maneira que impeça o trafego de carros e pessoas evitando outros transtornos.
A dengue tornou-se ao longo dos anos um grande problema de saúde pública. As aglomerações urbanas, o acumulo de lixo ainda encontrado nas residências e em áreas próximas, fazem com que o Aedes Aegypti encontre os requisitos ideais para a sua rápida expansão. É necessário que todos entendam que devemos ter uma mudança de hábitos e que a responsabilidade é nossa, é de cada um, pois se você limpa seu quintal e seu vizinho não, você e sua família continua correndo risco de adquirir a doença, o mosquito voa e não respeita muros por mais alto que seja ele é democrático e suficientemente resistente e precisa só de agua parada e calor para se proliferar.
A dengue se manifesta de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica. Na dengue clássica os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos, e pode apresentar hemorragias leves na boca e nariz. A forma hemorrágica é a forma mais grave da doença que geralmente ocorre quando a pessoa é contaminada e desenvolve a doença pela segunda vez. Nos primeiros dias os sintomas são semelhantes, porém a partir do quinto dia alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório, tontura e vômitos, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e presença de sangue nas fezes. Nesse caso poderá resultar em óbito se não ocorrer assistência médica e tratamento adequado. Nesse sentido, percebe-se a importância dos cuidados com a ocorrência dos sintomas da doença nos primeiros dias, devendo a investigação ser feita sem demora, para evitar maiores consequências.
Durante o ano de 2015, no município de Caxambu, foram notificados 123 casos suspeitos da doença, sendo que 89 foram confirmados positivos através de exames laboratoriais.

Maria Fátima Silva Pereira de Oliveira
Secretaria Municipal de Saúde de Caxambu-MG