Foto Ilustrativa |
Hoje a noite será possível assistir a um espetáculo deslumbrante: o eclipse total da Lua. O último aconteceu em 1982 e o próximo será em 2033, portanto, o espetáculo de hoje promete ser impressionante. O que mais chama a atenção é que o fenômeno do eclipse coincide com outro fenômeno, o da superlua. Portanto, teremos um eclipse total da Lua 14% maior, isso ocorre quando a máxima aproximação do satélite com o nosso planeta ocorre durante a Lua cheia.
O espetáculo proporcionado pela natureza poderá ser visto, sem nenhum equipamento, a partir das 22h. Uma hora depois, a superlua ficará inteiramente encoberta pela sombra do nosso planeta, ganhando uma cor avermelhada com ligeiros tons de bronze, durante uma hora e 12 minutos. O fenômeno será visível em todo o Brasil.
Além dos brasileiros, os habitantes das Américas, os europeus, os africanos, do leste do Pacífico e Oeste da Ásia poderão também desfrutar do espetáculo. Durante o fenômeno, a Lua não vai desaparecer completamente do céu, ela apenas mudará de cor. Embora a luz do Sol não incida diretamente sobre a Lua durante o eclipse, sua superfície será iluminada por raios mais fracos.
Quem perder o espetáculo de hoje, a combinação de dois fenômenos - superlua e eclipse total da Lua - terão que aguardar mais 18 anos para ter o privilégio de assistir outro espetáculo igual, isso porque ele ocorrerá apenas em 2033.
Se você conseguir fazer uma boa fotografia do eclipse, envie para o Jornal i9 minas, sua foto será publicada e você ainda poderá ganhar um brinde.